Waffle para o lanche

Waffle para o lanche

Atualizado: Segunda-feira, 7 Fevereiro de 2011 as 11:11

Recentemente, uma amiga fez um saldão de utensílios e móveis da sua antiga casa e acabei adquirindo uma máquina de fazer waffle. Fiquei com medo de ser mais um daqueles equipamentos que usamos no primeiro mês e depois fica encostado em algum armário, mas, por enquanto, estamos nos dando bem.

Fez o maior sucesso em casa e causou protestos. “Como fazer dieta com um quitute tão bom assim à disposição?”, disseram. Que me perdoe quem quer emagrecer, essa é daquelas receitas inimigas de nutricionistas. Há a possibilidade de se comer apenas um pedacinho, mas desafio alguém a conseguir. Ah, a dica para acompanhar é um tradicional caffè latte, mais conhecido como o nosso cafezinho com leite.

Waffles

Ingredientes

1 1 de xícara (chá) de farinha de trigo 2 colheres (chá) de fermento em pó 1/2 colher (chá) de sal 2 colheres (chá) de açúcar 2 ovos 225ml de leite 85g de manteiga derretida Manteiga para pincelar

Modo de fazer

Misture a farinha, o fermento e o sal peneirados em uma tigela. Por último, junte o açúcar. Separe as gemas das claras. À parte, bata as gemas, o leite e a manteiga até ficar homogêneo. Adicione aos ingredientes secos e misture bem, até a massa ficar lisa e espessa. Bata as claras em neve e adicione-as delicadamente na massa.

Coloque a massa na máquina de waffle e feche a tampa. Após cerca de 3 minutos (ou quando o equipamento avisar), o waffle estará pronto (para formas não elétricas de fazer o waffle, do tipo tostex, deixe 2 minutos de cada lado no fogão). Sirva com geleias, compotas, cremes, mel, queijos e requeijão. Na minha versão, coloquei à mesa geleia de frutas vermelhas, maple syrup (xarope de bordo), requeijão e Nutella.

Dicas importantes

1. Antes de despejar a massa, aqueça o aparelho de fazer waffle e pincele manteiga por toda a sua superfície.

2. Despeje a massa de forma que cubra toda a superfície da máquina e espalhe com uma espátula de silicone. Assim o waffle fica mais altinho.

3. Cuidado ao retirar o waffle do equipamento. O ideal é usar uma espátula de silicone ou uma colher de plástico, que não danifique o teflon do aparelho.

veja também