10 maneiras de prevenir e tratar os pés de galinha

10 maneiras de prevenir e tratar os pés de galinha

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

Pés de galinha, pra quem não sabe o que é (sortudas!), são aquelas ruguinhas que de formam a partir do canto dos olhos e saem como raios de sol (mais romântico vai...) em direção a testa e a bochecha. O melhor conselho que se pode dar a respeito de pés de galinha,ou qualquer ruga e tentar adiá-las o máximo possível. Todas as rugas podem ser tratadas com cosméticos, mas quanto mais você tiver, mais difícil (e caro!) é melhorá-las. Então vamos às dicas.

1. A coisa mais importante para prevenir os pés de galinha é não ficar forçando os olhos. Então se você acha que não está enxergando muito bem, melhor consultar rapidinho um oftalmologista. Você pode não achar usar óculos muito charmoso (eu discordo!, mas pra isso existem as lentes), mas com certeza são mais charmosos do que essas ruguinhas. Mesmo se você enxerga bem, no Sol a gente sempre fica incomodada e força os olhos. Por isso, banque a celebridade sem dó e só tire seus óculos escuros em locais fechados. É igual filtro solar. O melhor é se acostumar a usar óculos escuros (com proteção UVA e UVB) todos os dias, faça chuva ou faça sol. Se alguém tirar com a sua cara, lembre-se de que quem rir por último, ri melhor.

2. Falando nele, a segunda dica é óbvia. Filtro solar caprichado nessa região até debaixo da tempestade

3. A telinha do computador também emite iluminação forte e prejudica os olhos. Então para quem passa muito tempo na frente da telinha (oi?) um protetor anti-estático  para a sua tela de computador cai super bem e custa menos de R$ 10,00.

4. E, claro, não fume. Nunca. O cigarro além de prejudicar o colágeno ainda solta a fumaça que provoca constante irritação nos seus olhos. Manter a calma, ou pelo menos evitar contrair os olhos nos momentos de raiva (tá bom vai...) ajuda a adiar os pés de galinha.

Mas se você já tem uma coleção de pés de galinha não precisa se desesperar, tem várias coisas que podem ser feitas para contornar o problema.

5. Existem uma infinidade de cremes que prometem reduzir os pés de galinhas, mas poucos (se é que algum) realmente cumprem a promessa. Portanto não gaste fortunas em cremes mega antioxidantes. Os agentes antioxidantes atuam mais na prevenção, eles não conseguem tratar rugas já estabelecidas.

6. Lembre-se que todas as rugas parecem piores do que são quando a pele está ressecada. Por isso que osmelhoram a hidratação da pele dão a impressão que estão tratando as rugas. Então escolha um hidratante qualquer que você goste da textura na sua pele e que possa pagar sem esforço. Ele funcionará tão bem para os pés de galinha quanto o creme mais chiquetérrimo do mercado. Vai por mim.

7. A única classe de cosméticos que efeitivamente trata os pés de galinha são os retinóides. Eles tratam os pés de galinha porque induzem o crescimento de colágeno na pele. Os cosméticos a base de retinol cumprem essa função e são vendidos livremente. Para os casos mais severos pode ser usado ácido retinóico como a tretinoína ou outros derivados de vitamina A, mas nesse caso existem efeitos adversos importantes e é necessário prescrição médica.

8. A maneira mais eficiente de tratar os pés de galinha é com Botox. A toxina botulínica atua enfraquecendo o músculo orbicular do olhos. Como você não consegue contraia esse músculo os pés de galinha não aparecem. Isso não só minimize as rugas atuais como previne o aparecimento de novas.

9. Preenchedores dérmicos injetáveis, como o ácido hialurônico (atualmente o Segundo procedimento mais realizado nos consultórios dermatológicos) tambémpodem ser usados para minimizar os pés de galinha. Com o esse procedimento o espaço onde o colágeno estava enfraquecido e formou a ruga é novamente preenchido. Em geral esse procedimento é realizado quando as rugas continuam aparecendo mesmo depois do Botox e atua melhor em conjunto com estes. Nesse site aqui elaborado pela Allergan (empresa que produz o Botox e o Surgiderm,que é um dos preenchedores dérmicos mais utilizados, tem uma animação bem legal mostrando como as rugas se formam e como preenchimento funciona).

10. Por fim, tratamentos cirúrgicos como peelings químicos e laser podem melhorar os pés de galinha através da indução do crescimento do colágeno.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições