15 alimentos que hidratam, fortalecem e dão mais brilho aos cabelos

15 alimentos que hidratam, fortalecem e dão mais brilho aos cabelos

Atualizado: Quarta-feira, 14 Setembro de 2011 as 2:33

Para deixar os cabelos bonitos, é preciso usar bons produtos, fazer hidratações constantes e visitar com frequência o salão de beleza. Tudo isso é importante, mas sem uma boa dieta dificilmente você conseguirá exibir madeixas brilhantes e saudáveis.

“Primeiramente, é importante adequar o consumo de calorias, pois dietas muitos restritivas ou extremamente hipocalóricas comprometem o aspecto do cabelo e podem até estimular a queda”, explica a nutricionista Mariana Del Bosco, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso).

De acordo com o Dr. Ademir Junior, médico especialista em problemas de pele, unha e cabelo e membro da Associação Internacional de Tricologistas (ITA), quem quer ter cabelos brilhantes, é preciso incluir nas refeições principalmente alimentos ricos em proteínas, mineiras e vitaminas. A seguir, Ademir preparou uma lista com os 15 alimentos que não podem ficar fora do seu prato.

Abacate: contém magnésio, que é essencial para a produção de proteínas como a queratina, que constitui os fios.

Amendoim: a vitamina E presente no amendoim atua diretamente no couro cabeludo, melhorando sua circulação, o que é essencial para a saúde e brilho dos fios.

Banana: manter a flexibilidade e a hidratação do cabelo são as principais funções do potássio, presente na banana. Se o cabelo está com a hidratação equilibrada, certamente os fios estarão extremamente brilhantes.

Carnes: ricas em aminoácidos e proteínas, que são a matéria-prima do cabelo, as carnes vermelhas estimulam o crescimento e o fortalecimento dos fios. As consequências são fios mais saudáveis e brilhantes.

Cogumelos: ricos em silício, o elemento que faz parte da composição do fio capilar e está diretamente ligado ao brilho e à saúde da haste do fio.

Frutas secas: assim como o leite e quinoa, as frutas secas têm grande concentração de cálcio e são ótimas para dar brilho aos fios.

Laranja: rica em vitamina C, que, assim como o complexo B, combate a calvície e estimula fios a ficarem brilhantes e saudáveis.

Leite e derivados: ricos em cálcio, esses alimentos são fundamentais na redução da fragilidade dos fios. O cálcio estimula a produção das proteínas dos cabelos, além de controlar a saúde da cutícula capilar, garantindo mais brilho.

Linhaça: os grãos ou o óleo de linhaça têm componentes como os ômegas 3 e 6, que fortalecem os fios e conferem brilho às madeixas. A linhaça é frequentemente encontrada na fórmula de cremes hidratantes para os cabelos. Portanto, pode abusar do ingrediente tanto na alimentação quanto nos produtos.

Ovos: entram na mesma categoria das carnes quando o assunto é alta concentração de aminoácidos e proteínas. Portanto, o consumo frequente de ovos garantirá fios brilhantes.

Peixes: são ricos principalmente em vitaminas do complexo B, que combatem anemia e diminuem a calvície e os fios ralinhos. Além disso, também possuem os chamados óleo bons, como o ômega 3 e 6, que atuam diretamente na questão da hidratação e no brilho capilar.

Pepino: é rico em silício e enxofre. O primeiro é um importante componente do cabelo e reduz o envelhecimento capilar, além de promover brilho e saúde à haste do fio e combater a queda. Já o segundo ajuda na formação da queratina que forma toda a estrutura do fio.

Pimentão vermelho: assim como o pepino, é rico em enxofre, que forma toda a estrutura do fio.

Quinoa: assim como o leite e seus derivados, possui uma grande quantidade de cálcio, que vai ajudar na produção de proteínas importantes para os cabelos, na redução dos fios frágeis, além de manter a cutícula saudável e as madeixas com brilho.

Nozes: o zinco presente nas nozes é fundamental para o crescimento e para a saúde dos cabelos, pois o zinco controla a oleosidade.

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