A aromaterapia francesa no Brasil

A aromaterapia francesa no Brasil

Atualizado: Sexta-feira, 21 Outubro de 2011 as 11:27

Rosas, gerânios, camomila e – é claro – lavanda são algumas das plantas utilizadas nos produtos da Biossentiel, marca francesa de aromaterapia há trinta anos no mercado. Depois da China e do Japão, a empresa se expande agora para o Brasil. O Bolsa de Mulher acompanhou o lançamento dos óleos por aqui, em evento realizado esta semana na Embaixada da França, em São Paulo, com a presença da presidente da empresa, Nelly Grosjean.

Perfumista e especialista em naturopatia, Grosjean faz questão de acompanhar todas as etapas de produção dos óleos essenciais. As plantas são cultivadas na Provence, no sudeste da França, região famosa pelos enormes campos de lavanda. Lá mesmo ocorre o beneficiamento e extração das essências, garantindo um produto 100% orgânico e ecologicamente correto.

A Biossentiel tem nove linhas de cuidados com a saúde, beleza e bem-estar. A marca conta com produtos como águas aromáticas e óleos de massagem. Tudo com o aroma cuidadosamente estudado. “A principal função do corpo é a respiração. Você pode ficar sem comer e sem beber, mas nunca sem respirar”, diz Nelly Grosjean. “Entrar num ambiente cheiroso faz você respirar mais fundo e se sentir bem”.

Pensando nisso, a linha da Biossentiel tem também aromatizadores de ambiente, como o spray passionata, à base de laranja, que traz sensação de relaxamento. Com a mesma fruta, além de noz-moscada, o bio T digest deve ser usado como um chá digestivo: basta adicionar algumas gotinhas do produto a uma xícara com água quente e mel.

Ainda no quesito saúde, há produtos para cólicas menstruais, má circulação e reumatismo. Nelly Grosjean diz, porém, que os óleos ajudam, mas devem fazer parte de uma mudança de vida. “Eu não como carne vermelha, por exemplo, e bebo muita água”, ensina.

Os cuidados com o corpo reverberam para a preservação do planeta. As embalagens são produzidas por artesãos locais. No Brasil, por exemplo, serão feitas com fibra de banana por uma comunidade de São Paulo. A sede da empresa fica localizada em Porto Alegre, onde os óleos são envasados, sempre de maneira ecologicamente correta. “Assim conseguimos a certificação da Ecocert, garantindo que nossos produtos são orgânicos”, diz o diretor-presidente da Biossentiel na América do Sul, Junior Diego Becker.

Por enquanto, os produtos só serão vendidos em São Paulo. Os preços vairam entre R$ 150 e R$ 500.

veja também