A depilação em dia para as férias

A depilação em dia para as férias

Atualizado: Quinta-feira, 6 Outubro de 2011 as 7:51

A   depilação   com cera está certamente entre as mais comuns e preferidas das mulheres. Os motivos são vários: apesar de causar certa dor, é uma depilação duradoura, relativamente barata e disponível em diversos lugares – ou seja,   prática . Mas a hora de escolher qual cera utilizar pode causar certa confusão.

Os tipos mais comuns de   cera   utilizados nos salões – e também disponíveis para uso caseiro – são a cera fria, a cera quente, a cera morna e a cera em roll-on. E, segundo a depiladora Solange Lemos, do Salão da Praia (RJ), cada uma delas deve ser usada em uma parte diferente do corpo. “Para o rosto é recomendável a cera morna, por ser uma região muito sensível. Para a virilha, a cera quente é a mais indicada, por dilatar os poros. Já para as pernas a cera roll-on é a mais recomendável, já que sua temperatura não fica tão   quente . Para evitar o escurecimento das axilas, a melhor cera é a morna”, explica Solange.

Mesmo se você não é alérgica, uma boa aposta são as ceras hipoalergênicas, solicitadas, segundo a depiladora, por cerca de 80% das clientes. Há vários tipos: a cera de mel, que tem em sua composição o mel natural de abelhas; a cera de chocolate, feita com   óleo   de cravo e óleo de copaíba; a cera de camomila, com aloe vera; entre muitas outras. “A   cera de chocolate , uma novidade no mercado, é hoje a mais procurada, por ser 70% anestésica, anti-inflamatória e antialérgica”, diz Solange.

Também é comum, hoje, utilizar as ceras que endurecem normalmente, não precisando ser puxadas com papel. Essas precisam ser aquecidas, em geral, no aparelho thermo cera, e servem para todas as partes do corpo.

A especialista não recomenda o uso de cera depilatória caseira. “Se precisar usar em uma emergência, procure as totalmente descartáveis, e leia sempre todas as instruções”, aconselha.

Quatro dicas para escolher sua cera

- Preste atenção em qual cera é melhor para qual parte do corpo. Em dúvida, pergunte à sua depiladora, que deve ser capaz de te explicar as diferenças.

- A cera que é puxada com papel não deve ser usada em áreas delicadas como sobrancelha, nariz e orelhas.

- Entre as novidades do mercado, vale experimentar a cera de chocolate, especialmente se você sofre muito de dor, já que ela é levemente anestésica.

- Se optar pela depilação caseira com cera, escolha sempre as que sejam totalmente descartáveis e siga exatamente as instruções da embalagem.

veja também