A dieta do bronzeado

A dieta do bronzeado

Atualizado: Quarta-feira, 23 Novembro de 2011 as 2:06

O verão está chegando e seu bronzeado ainda está da cor amarelo escritório? Não se preocupe. Ainda dá tempo de ficar com aquela cor sem abusar do sol. Alguns nutrientes presentes em alimentos naturais como frutas e legumes ajudam a produzir mais melanina e favorecer o bronzeado da pele. A boa notícia é que com certa antecedência, uma semana pelo menos, o efeito é prolongado. A alguns dias do verão, ou seja, se você começar agora, os resultados são ainda mais duradouros.

Quem ainda não se convenceu em mudar a dieta para favorecer o bronzeado deve saber que uma das vantagens é que, comendo os alimentos certos, eles ainda diminuem o tempo necessário de exposição solar para bronzear a pele, sendo uma alternativa saudável para evitar problemas de saúde como manchas, pintas e até o câncer de pele. "Por isso, mais do que pegar uma cor, consumir alimentos ricos em beta-caroteno e provitamina A pode ser benéfico para a saúde", explica Denise Noguêra, nutricionista funcional fitoterápica. 

Dieta do bronzeado

Alimentos de cor alaranjada como manga, abóbora, cenoura, laranja, mamão, manga, maracujá e pêssego são ricos em beta-caroteno e provitamina A - substâncias que potencializam a produção da melanina e deixam a pele com aspecto bronzeado. Cinco pequenas porções por dia já garantem o resultado. O melhor é que tais alimentos podem ser consumidos in natura ou em forma de sucos. "Uma receita simples é misturar o suco de laranja com cenoura, uma poderosa receita para o bronzeado", ensina a nutricionista. 

Quem quiser ainda pode optar pelo consumo das cápsulas de beta-caroteno até uma semana antes da exposição solar. A medicação é natural e não requer receita médica. "Quem não gosta dos alimentos recomendados ou não consegue consumir todas as porções necessárias por dia pode acelerar o processo com as cápsulas que são facilmente encontradas em farmácias", diz. 

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