A escolha o delineador ideal

A escolha o delineador ideal

Atualizado: Sexta-feira, 11 Novembro de 2011 as 10:28

Item quase indispensável no nécessaire de toda mulher, o delineador é versátil e compõe looks básicos e grandes produções. Para a tranquilidade das menos habilidosas, existem diversos tipos de delineadores, cada um com características diferentes e capazes de fazer qualquer uma conseguir criar o traço perfeito. A maquiadora Tatiana Cruz ensina alguns truques e fala dos pontos positivos e negativos de cada tipo de delineador.

O mais importante para ganhar segurança no traço é a prática, não importa o tipo de delineador. Por isso tire umas horas em frente ao espelho e, com muita paciência, pratique. "Com uma das mãos puxe o canto externo do olho, com a outra mão bem firme faça o traço rente aos cílios, com um movimento único, sem parar", ensina Tatiana. A maquiadora fala que o melhor é fazer primeiro um traço fino, para depois engrossá-lo.

Depois de praticar bastante, tente com outros tipos de delineadores e veja qual melhor se adapta a você. Hoje o mercado tem delineadores líquidos, cremosos, em lápis, em pó e, para as que realmente não conseguem ter segurança na hora da maquiagem, existe até o adesivo em forma de delineador. "O adesivo não traz nenhuma dificuldade para a mulher, mas, dependendo da marca, ele pode se soltar facilmente", lembra Tatiana.

Delineador líquido com pincel firme

Este é um clássico, porém é o mais difícil de aplicar. "Coordenação motora é essencial para quem usa esse tipo de delineador. Além disso, é preciso esperá-lo secar, o que demora um pouco" analisa a maquiadora.

Delineador líquido com pincel flexível

É mais fácil do que o de pincel firme, mas também é preciso ter boa coordenação. "Ele é bom porque dá para saber quando está acabando. A ponta fica seca e dura" comenta.

Delineador cremoso

O traço é feito com um pincel chanfrado, por isso é preciso ter mão firme. Segundo Tatiana, ele seca mais rápido do que o líquido, então é preciso ter muita habilidade. "Ele é mais difícil de remover da pele, por isso é preciso ter cuidado para não errar", adverte.

Delineador em lápis

Para quem não tem intimidade com o delineador, esse é o ideal. A ponta do lápis é seca e macia. "Com ele é possível ter mais controle sobre o traço. Ele também é mais fácil de corrigir, caso você erre ou borre. Também existe a possibilidade de você esfumaçar, caso o traço fique muito grosso" afirma Tatiana.

Delineador em pó

Novidade no mercado, a maquiadora não aconselha para quem quer os olhos bem marcados. "Ele fica bem discreto, não fica tão forte como os outros", comenta.

Delineador em caneta

O funcionamento é igual aos líquidos, é ideal para levar na bolsa.

O charme do make fica por conta do finalzinho que você vai fazer com o delineador. "Você pode fazer estilo gatinho, puxando um pouquinho pra cima, em direção à sobrancelha. Ou acabar com o traço bem rente aos cílios. Outra ideia é só usar o delineador apenas do meio dos olhos para o final, esse truque 'abre' os olhos e os deixa maiores", explica Tatiana.

Outra dica da maquiadora é abusar das cores. "A moda agora é colorida, e os delineadores também entraram na brincadeira", lembra. Existem os azuis, roxos, verdes, amarelos e uma infinidade de cores para brincar e deixar o visual mais descontraído e casual. "Os delineadores coloridos podem ser usados tanto para noite como para o dia, sem medo", finaliza Tatiana.

veja também