A evolução dos cosméticos

A evolução dos cosméticos

Atualizado: Terça-feira, 21 Junho de 2011 as 10:52

Os produtos para colorir o rosto evoluíram. Evoluíram não só na parte sensorial, com melhora na textura, no espalhamento e no efeito final na pele, que agora fica bem mais natural, mas também em termos de segurança para o organismo. Não são sensibilizantes nem irritantes.  

Vejo duas grandes tendências nas fórmulas de produtos para make-up: Mineralização e Vegetalização. Todo o trabalho em cima dos minerais é em relação a grande procura por corantes e pigmentos inorgânicos tecnologicamente processados para melhor micronização e cobertura com camadas funcionais que permitam a obtenção de propriedades específicas para reflexão da luz, melhor espalhabilidade, maior cobertura superficial, melhor pressibilidade e dispersão, menor absorção de óleo e umidade, resistência a álcalis e ácidos, maior luminosidade e transparência.  

Já com os ingredientes vegetais, a maior Cosmoprof de todos os tempos, que aconteceu em abril de 2008, mostrou a obsessão por PRODUTOS ORGÂNICOS E ÉTICOS como grande mudança. É um fenômeno global. Segundo dados da Organic Monitor(Organic Consumers Association/ UK ), o consumo atual de cosméticos orgânicos é da ordem de 4% e a projeção é para chegar aos 10% ( em valor) em 2012. De acordo com a WSL Strategic Retail report, o "consumidor verde" norte-americano é também o mais maduro, sendo que 85% deste grupo( mais de 55 anos de idade) procura economizar energia, contra 65% do público com menos de 35 anos . Segundo a Organic Monitor o consumidor típico de cosméticos naturais e orgânicos é a mulher de meia idade. Corantes naturais VEGETAIS normalmente utilizados em alimentos deverão estar cada vez mais presentes em fórmulas cosméticas  

Enfeita e cuida  

Avaliando as novidades de mercado vejo que as formulações podem ser classificadas em 4 grupos diferentes  

1- Os produtos de uso diurno, que reforçam a proteção contra os raios solares  

As fórmulas de bases líquidas, pós faciais e compactos e batons que contém Dióxido de Titânio e Óxido de Zinco agem como bloqueadores da radiação UV, ajudando na proteção contra o foto-envelhecimento e a formação de manchas, sardas e rugas.  

2- Produtos para a área dos olhos que melhoram a hidratação  

Sombras e iluminadores cremosos colaboram para a reposição de substâncias que evitam a desidratação dessa delicada região, que é a primeira a perder a tonicidade e a elasticidade. Procure fórmulas contendo pró-vitamina B5( pantenol), glicerina e ácidos graxos essenciais, agentes que mantém o teor de umidade ideal para pálpebras e região.

3- Produtos com efeito imediato  

Os difusores ópticos constituem uma categoria de pigmentos que modificam os raios de luz e criam efeitos especiais no rosto. Ao aplicar uma sombra ou blush contendo tais elementos é como se você acendesse uma luz dentro da ruga, disfarçando essa imperfeição de relevo cutâneo.São micas iridescentes micronizadas em várias cores, que agem de forma imediata e ilusória.  

4- Efeito Plumping  

Aqui entram as substâncias com efeito duradouro e progressivo, como os amino-ácidos e proteínas, que reforçam a estrutura de enchimento cutâneo, melhorando o volume dos lábios, maças do rosto e também área dos olhos. São os produtos com ação anti idade, cujo efeito é notado após o uso rotineiro do produto.  

Que bom agregar benefícios! Para a mulher que não tem tempo, essa nova geração de fórmulas que enfeitam e cuidam vem como um presente, então aproveite!      

veja também