A hora da depilação

A hora da depilação

Atualizado: Quinta-feira, 3 Novembro de 2011 as 8:20

Todo adolescente na puberdade sabe: o crescimento de pelos é uma das grandes transformações pelas quais o corpo passa. E é nessa época que surge a dúvida sobre quando começar a depilação? Trata-se de um dilema que atinge meninos e meninas quase na mesma proporção: enquanto elas precisam se preocupar com os novos pelos na axila, perna e virilhas, eles ficam aflitos com a penugem no buço e os pelos no meio das sobrancelhas.

Então, começar a depilar assim que nascem os pelos ou deixar para mais tarde? Afinal: qual é a idade ideal para começar a usar métodos depilatórios? Segundo a dermatologista Simone Chindamo, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, não há regras. “Vai depender de raça, fatores hormonais e do incômodo que esses pelos trazem para cada pessoa, e isso varia de um indivíduo para outro”, diz.

E aí, vem a segunda questão: qual método depilatório usar. Após a puberdade, isso depende da sensibilidade pessoal: meninos têm mais sensibilidade à cera, por exemplo, e podem optar por já começar com o barbeador elétrico ou gilete. Mas a depilação com cera não tem limite mínimo de idade. “É permitido usar cera na adolescência, desde que não cause alergia em que está usando”, diz Solange.

Os adolescentes que sofrem muito com espinhas, porém, devem evitar o uso da cera, especialmente a quente, na área do rosto, já que isso pode acabar irritando ainda mais a pele já inflamada. Quem pensa em fazer depilação definitiva, com laser, também precisa tomar cuidado especial: por mais que o resultado imediato seja satisfatório, é possível que, até os 18 anos, mais pelos venham a crescer. Então, para não gastar dinheiro à toa, o melhor mesmo é esperar até o fim da adolescência para adotar métodos como o laser e a eletrólise.

Três dicas especialmente para adolescentes

- Se você tem muita acne, especialmente com pontos inflamados, evite o uso da cera, que pode irritar ainda mais o local. - Deixe para fazer depilação com laser após os 18 anos, quando todos os pelos já cresceram; assim, você não terá surpresas após o fim do tratamento. - Antes da primeira vez com algum cosmético – seja ele a cera ou o creme depilatório, por exemplo – faça um teste de alergia, passando-o em um pedaço pequeno da pele (a dobra do cotovelo, por exemplo, ou atrás da orelha). Se não houver vermelhidão, está liberado!

veja também