A importância em cuidar da pele madura

A importância em cuidar da pele madura

Atualizado: Terça-feira, 21 Junho de 2011 as 10:55

Sabemos bem o quanto a pele do rosto sofre durante a vida, devido a alta exposição aos fatores ambientais danosos, como sol, vento, poeira, poluição e outros agressores. Tudo isso sensibiliza e agride a pele.  

A pele facial é a primeira a apresentar os sinais de envelhecimento, pois aqui há um empobrecimento da lubrificação e hidratação naturais, que é proporcionada pelas glândulas sebáceas e sudoríparas.  

Além disso, esta é parte do corpo onde existem muitos músculos mímicos, que são os responsáveis pelo piscar de olhos constante, pelo movimento dos lábios e pela nossa expressão facial.  

Estes movimentos, repetidos milhares de vezes durante nossa vida, causam a formação dos sulcos na pele chamados de rugas.  

Ativos cosméticos  

O importante é manter a hidratação e emoliência da pele para evitar seu ressecamento e flacidez. Durante o dia é fundamental proteger a pele da radiação solar, portanto procure fórmulas especialmente compostas para esta região contendo filtros solares não irritantes. Outras matérias-primas fundamentais são as vitaminas, como a vitamina E, que é um excelente antioxidante e neutraliza a ação dos radicais livres, associadas aos derivados de Linhaça, Oliva e Karité, que reforçam a proteção natural perdida.  

Durante a noite a mitose celular é mais intensa, é entre 2 e 3 horas da manhã que nosso organismo tem a função regenerativa na sua atividade máxima. Usar cosméticos especificamente formulados para a nutrição da delicada pele madura é vital para evitar a formação de rugas precoces. Procure produtos com ingredientes ativos funcionais, como Retinol (Vitamina A), Palmitato de Retinila (Pró-Retinol), Betaglucanos e Pantenol, que alimentam e suavizam a textura da pele, ativando a renovação celular.  

Malhação facial  

A ginástica facial é uma excelente arma contra a flacidez do tecido cutâneo na área dos olhos. Experimente estes dois exercícios simples e que resultam em melhora da sustentação da pele, evitando a flacidez e formação de rugas:  

1- Feche os olhos, forçando as pálpebras por cinco segundos e então os abra devagar. Repita 10 vezes  

2- Arregale os olhos e force-os a realizar um círculo, olhando para a direita, para baixo e depois para a esquerda, voltando ao centro. Repita 10 vezes  

A massagem nesta área também ajuda. Faça movimentos circulares e concêntricos, partindo de dentro para fora dos olhos, deslizando suavemente, sem pressionar. A seguir dê batidinhas bem delicadas, no mesmo sentido, para ativar a circulação periférica local.    

veja também