A maquiagem ideal para a pele da mulher morena

A maquiagem ideal para a pele da mulher morena

Atualizado: Sexta-feira, 18 Março de 2011 as 9:56

Quem nunca ouviu a expressão “morena cor de jambo”? Ela serve bem para caracterizar o tom de pele de muitas mulheres da região amazônica. A beleza da pele morena pode ser realçada com o uso correto da maquiagem e de produtos que não estimulem a oleosidade natural presente na pele da maioria dos brasileiros. Como indica o maquiador da Sisley, Sergio Medini, que esteve em Manaus para divulgar lançamentos da marca francesa de cosméticos.

Segundo Medini a maquiagem do dia a dia deve ser natural. “A maquiagem deve ser uma arma de sedução e não uma máscara. Não deve encobrir, portanto a beleza natural”, conta.

A opinião é compartilhada pela a maquiadora Bruna Alencar. Para ela a base usada deve deixar a sempre uniforme. “Existem alguns sub-tons a mulher deve descobrir o ideal. Conhecer o rosto e saber o que fica bem independente de modismo. A base não tem que a aparecer. Deve dar a ideia que é a própria pele. Ela deve uniformizar a pele não colorir a pele”, afirma.

Sergio Medini diz que é comum as mulheres com o tom de pele moreno optarem por bases, corretivos e blashs em tons errados, que acabam deixando a maquiagem menos natural. “Utilizar cores terra em excesso não é um problema das brasileiras, mas das sul-americanas. Usam terra e acreditam que fica mais natural. Usar um tom terra sobre uma pele morena não é o ideal, só se estará cobrindo um tom sobre ele mesmo. Mas, se aplicarem a cor devidamente a mulher fica natural”, revela.

A solução

A principal dica para que as morenas façam looks ideais para seus tons de pele é aplicar blash em tom rosado. “Terra sobre terra parece uma mancha. Se aplicar tons rosados a pele fica mais saudável e se realça a beleza do rosto”, afirma.

Outra dica é combater a oleosidade da pele. “Geralmente as pessoas dessa região tem a pele oleosa ou mista, dificilmente se tem a pele seca. Elas devem usar a maquiagem certa para o tipo de pele delas, os produtos ideais. A eleição correta dos produtos é a principal dica para um bom resultado. Elas costumam pagar 100 dólares por um creme e 10 em uma maquiagem. Deve haver uma sinergia entre o uso de cosméticos e o uso das maquiagens, não adianta usar só um deles de qualidade”, conta.

Moda e maquiagem

Medini diz ainda que é comum ver mulheres tentando seguir apenas as tendências. “Algumas gostam muito de combinar a cor da maquiagem com a cor da roupa. Não é uma tendência ou dica exata. Elas tem que experimentar as cores certas para cada uma. Não devem seguir a moda. Isso não é regra.As mulheres tem que usar o mundo fashion, não ele usar a mulher. Na verdade a mulher tem que decidir o que vai usar. A moda controla as mulheres e deve ser o contrário. Não é tudo o que está na moda fica bem.

A marca

Sisley é uma empresa francesa que se tornou líder no segmento de cosméticos. Seus produtos são comercializados em cerca de 80 países nos cinco continentes. Eles seguem conceitos phyto cosmetológicos, que envolve o uso de extratos vegetais em produtos de beleza.

Em Manaus, os produtos da Sisley podem ser encontrados na importadora Top Internacional. “Essa marca não cria coleções para a moda. Ela dita a moda. Devemos quebrar o mito de que a pele morena tem que usar tons terra. As mulheres normalmente escolhem os tons terra, mas os tons rosados são melhores. Dão mais naturalidade, suavidade e luz ao rosto”, revela supervisora da Top Graça Macedo.

O maquiador

Sergio Medini é argentino radicado no México. Ele trabalha há 18 anos como maquiador de marcas internacionais, entre elas YSL, Guerlain e Dior. É especializado em fragrâncias, fez cursos de make-up em Paris, Miami, Los Angeles, Argentina e México.

veja também