A miniblusa volta com tudo

A miniblusa volta com tudo

Atualizado: Quarta-feira, 28 Setembro de 2011 as 10:36

Nos tempos da it girl Carmen Miranda, a miniblusa era moda. Uma peça curta, geralmente na altura do umbigo, que deixa a barriga à mostra. Nos anos 1970, a miniblusa voltou em versão frente única, revelando também as costas das moças.

Nos anos 1980 ela também esteve presente, e depois, passou anos esquecida nos brechós, armários e no fundo da memória de quem passou o início da década de 1990 de saia longa de cintura alta e dois dedos da barriga à mostra para quem quisesse ver.

Agora, a miniblusa volta aos guarda roupas e às vitrines, mas chamada também de "cropped t-shirt", ou "camiseta cortada". As celebridades já aderiram e estão combinando essa peça polêmica com jeans, alfaiataria e muita cintura alta.

Mas, para não errar, preste atenção nas dicas da consultora de imagem e estilo Vanessa Barone: "É preciso bom senso", alerta, explicando que nem todos os ambientes permitem tal ousadia, "pode-se experimentar em um evento descontraído noturno, por exemplo. Durante o dia ela também pode ser usada em ambientes de lazer".

Mesmo em situações bem descontraídas, é importante tomar cuidado com as demais peças do visual. "Melhor equilibrá-las com peças de cintura mais alta", aconselha Vanessa, "eu gosto do contraste entre uma pantalona e uma miniblusa, por exemplo. Saia muito curta acompanhada de blusa curta pode formar um conjunto vulgar".

As meninas de baixa estatura também devem ficar atentas às proporções do look. De acordo com Vanessa, a miniblusa pode fazê-las parecerem ainda mais baixas.

"Essa blusa é perigosa para quem tem o tronco curto, principalmente se a peça de baixo tiver a cintura alta, que é o recomendado", explica a consultora, "o visual corta a silhueta, então não favorece as baixinhas. Mas aí vale o truque do saltão, como bem fazia Carmem Miranda".

veja também