A moda da estampa listrada em alta

A moda da estampa listrada em alta

Atualizado: Terça-feira, 6 Dezembro de 2011 as 11:23

As tradicionais listras com tamanhos regulares estampam diversos tipos de tecidos e fazem grande sucesso, principalmente quando aparecem em peças inspiradas na moda navy. O listrado é bastante visto nas cores vermelho, preto e azul combinadas com o branco. Esse tipo de estampa continua em alta, mas surgem novas versões para deixar a produção ousada.

As novas listras, se destacam em modelos com listras largas, assimétricas e multicoloridas, tudo para combinar com a moda do verão. As cores das listras seguem a tendências color blocking, que pede tons vibrantes e podem ser misturadas com duas ou até mais tonalidades diferentes em uma só peça.

Além das formas e cores de listras diferentes, dá para brincar com a combinação do mix de estampas desde que a repetição de tons da peça entre em harmonia visual com a cor de alguma das listras.

Mesmo sendo mais chamativa, a nova estampa listrada é a peça “tem que ter” no guardarroupa feminino neste verão, pois é bastante versátil e combina com produções elegantes ou mais descontraídas.

Mas procurar uma peça que combine com o seu estilo não basta. Para acompanhar a tendência, é preciso saber usar as listras de forma correta de acordo com o seu corpo para não detonar o visual. Conheça os sentidos diferentes das listras e aposte no modelo ideal para o seu corpo deixando a sua produção de verão ainda mais bonita.

Listras tradicionais

Mesmo com a moda das listras multicoloridas e assimétricas, as listras tradicionais continuam em alta. Além do modelo clássico da estampa com tamanhos regulares e nas cores azul, vermelho e preto combinadas com o branco, elas também ganham cores diferentes que podem ser em tonalidades suaves e mais fortes.

Listras horizontais

As listras horizontais dão a impressão de que as formas do corpo são mais largas, diminuem a estatura e evidenciam a região do corpo em que a peça está sendo usada. Por isso, mulheres que estão acima do peso e querem disfarçar partes do corpo mais avantajadas devem evitar esse modelo de estampa. Para as mulheres de estatura baixa, esse tipo de listra também não é recomendado, pois elas encurtam a silhueta.

As magrinhas e quem tem seios pequenos podem abusar sem medo das listras horizontais. Para as mais altas, as listras horizontais largas são a pedida para quem quer criar a impressão de silhueta mais curta.

Listras assimétricas

As listras assimétricas estão com tudo neste verão e os tamanhos desproporcionais das faixas também criam ilusão de ótica favorável para a silhueta. A combinação das listras finas e grossas, por exemplo, cria uma confusão visual impedindo o efeito que alarga as formas e impede que uma única região do corpo fique mais destacada.

Mulheres que querem disfarçar a silhueta, os ombros largos, seios, barriga e quadris mais avantajados, podem apostar na padronagem horizontal desde que a peça não seja muito ajustada ao corpo. Para vestidos prefira modelos em evasê discreto e para blusas em batinhas mais soltinhas.

Listras verticais

As listras verticais criam um efeito visual longuilíneo e dando impressão de corpo mais magro. Mulheres que não estão satisfeitas com o corpo, estão acima do peso e até mesmo as baixinhas devem apostar na estampa vertical com listras finas em vestidos, saias, calças e camisas. Aquelas que têm o tronco mais largo devem evitar as listras verticais na parte do tronco. As mulheres magras e muito altas devem evitar as listras verticais para não parecerem ainda maiores.

Listras diagonais

As listras diagonais dão efeito de ilusão de ótica no corpo confundindo o olhar e disfarçando a silhueta. Por isso, para apostar na estampa listrada nesse sentido é preciso tomar alguns cuidados.

Aposte nas listras diagonais largas em vestidos, blusas e camisas para marcar a cintura e alongas a silhueta. Mulheres com quadril e seios avantajados devem evitar a estampa listrada na diagonal em roupas mais justas para não evidenciar ainda mais a região do corpo.

Mix de sentidos

Valorize a silhueta usando as listras com tamanhos, sentidos, espessuras e cores diferenciadas em peças com recortes que criem efeitos que deixa o corpo modelado de maneira harmônica.

Qualquer mulher pode usar um mix de listras desde que saiba colocar o sentido certo em cada parte do corpo como por exemplo, a mistura da estampa horizontal com a vertical em uma peça só. Como o sentido horizontal alarga o corpo, ele deve estar na região menos volumosa, já o vertical na parte em que se pretende dar a impressão de corpo mais magro e longuilíneo.

Listras largas e ousadas

Para mulheres que podem abusar das listras grandes e ousadas, a dica é fazer combinações que não comprometam a silhueta. As listras largas devem ser usadas com peças soltinhas para não marcar muito o contorno do corpo.

Peças com listras coloridas e tons fortes em saias e camisas devem ser combinadas com uma peça mais neutra na parte de cima, que pode ser em cores como o nude, preto ou branco para equilibrar a produção.

As listras largas ficam ótimas em looks que marcam a cintura e devem ser usadas por mulheres magras, já que elas acabam criando impressão de corpo mais curvilíneo.

veja também