A pele muito além da beleza

A pele muito além da beleza

Atualizado: Quarta-feira, 30 Janeiro de 2008 as 12

A pele muito além da beleza

Simone Simões Aquino

Talvez você ao saiba, mas a pele é o maior órgão do corpo humano. Complexa, ela corresponde, aproximadamente, a 16% do peso corporal. Sua superfície mede em torno de 1,5 metros e a quantidade de sangue que está contida nos vasos cutâneos pode chegar a 1800 ml, ou seja, 30% do sangue circulante.

A pele está dividida em três camadas: epiderme (mais superficial), derme e hipoderme e tem as seguintes funções:

Regula a temperatura (ambiental e interior) do corpo; Equilíbrio hídrico, mantendo a hidratação corporal; Controla a secreção sebácea para manutenção do manto hidrolipídico - hidratação natural; Regula as sensações táteis; Protege contra os microorganismos; Produz melanina; Metaboliza as substâncias protéicas, os lipídeos, os glicídios e os sais minerais; Regula o pH superficial. Apesar de todos os avanços da Medicina e da Cosmetologia, o envelhecimento da pele é um processo irreversível e dinâmico. Mas que, felizmente, pode ser retardado. O envelhecimento não pode ser medido apenas pela quantidade de rugas, embora estas marcas do tempo estejam entre os primeiros "sintomas" do início do processo. O envelhecimento da pele também é detectado pelos sinais de desidratação, desnutrição, flacidez e a existência de manchas.

O surgimento dos primeiros sinais de envelhecimento varia de pessoa para pessoa. Mas, excetuando-se a predisposição genética, todos os fatores que contribuem para o aparecimento precoce de rugas, desidratação, manchas e flacidez cutânea podem ser facilmente controlados.

Para se manter com a aparência jovem por muito mais tempo - e isso inclui, além do aspecto do rosto também a qualidade da pele do corpo, principalmente em regiões como mãos e pescoço - basta adotar algumas medidas simples, que devem ser observadas diariamente:

Evitar longas exposições ao sol, ao calor e ao frio; Adotar uma dieta equilibrada; Ingerir, no mínimo, dois litros de água por dia; Praticar exercícios físicos; Limpar muito bem a pele, pelo menos, pela manhã e à noite; Usar cosméticos preventivos, como filtro solar, hidratantes e nutritivos; Evitar excessos na ingestão de bebidas alcoólicas; Não fumar; Controlar o stress.  

Simone Simões Aquino é professora de Estética.

veja também