Abacate faz mesmo bem para o cabelo?

Abacate faz mesmo bem para o cabelo?

Atualizado: Quarta-feira, 20 Julho de 2011 as 9:34

Quer hidratar seus cabelos gastando apenas R$3,50? Então faça hidratação caseira à base de abacate e iogurte natural. É simples, fácil de fazer e o melhor: garante uma boa melhora na aparência dos fios.

Segundo o tricologista Valcinir Bedin, os resultados positivos dessa hidratação têm explicação. "O abacate tem óleos essenciais que formam uma película protetora para os fios, impedindo a água de sair. Já o iogurte tem ácido lático que também é um agente hidratante", diz.

Além disso, de acordo com Carla Góes Sallet, especialista em medicina estética, o abacate tem alto conteúdo em vitaminas e sais minerais se comparado com outras frutas. "O que realmente caracteriza o abacate é o seu rico conteúdo em gordura. 8,8g% no abacate roxo, 15,8g%no abacate Guatemala e 16 a 18,5g% no abacate comum", complementa.

E as vantagens de fazer hidratação caseira são muitas. "Não se limitam ao baixo custo, mas também a certeza de usar realmente produtos naturais e a alta concentração de matérias-primas", diz Carla.

A mistura é indicada para pessoas que tenham cabelos ressecados e fios grossos. Nesses casos, o recomendado é fazer a hidratação uma vez por semana. Já aquelas que têm cabelos finos ou oleosos devem diminuir a freqüência e repetir a dose apenas uma vez por mês.  

Experimente no seu cabelo. Basta bater meio abacate e um copo (aproximadamente 200 ml) de iogurte natural no liquidificador, aplicar nos fios, enxaguar e lavar com shampoo e condicionador. Carla ainda dá dicas para tornar a receita mais eficiente. "A mistura pode ser associada com mel. O ideal é massagear os fios para melhor penetração, sem usar toca térmica, e deixar agir por 30 minutos", orienta. Depois é só retirar toda a máscara antes de aplicar o shampoo, outra dica que garante melhor eficácia da hidratação.

veja também