Acabe com a barriguinha depois da gestação

Acabe com a barriguinha depois da gestação

Atualizado: Terça-feira, 24 Novembro de 2009 as 12

Os motivos que levam a aparência de um abdome mais abaulado e flácido após a gestação são:

1. Excesso de gordura abaixo da pele

2. Excesso de pele

3. Flacidez da musculatura abdominal

Todas estas características podem aparecer associadas ou isoladas.

- O excesso de pele aparece em quase todos os casos e se deve ao grande aumento do volume abdominal, que causa um estiramento da pele. Após o nascimento do bebê são raros os casos nos quais a pele retorna a sua aparência inicial, o que chamamos de uma boa retração da pele. O tratamento para a pele flácida envolve a retirada de seu excesso através da abdominoplastia ou dermolipectomia abdominal.

Os principais motivos são excesso de gordura, excesso de pele e flacidez da musculatura

- O excesso de gordura aparece quando há um aumento do acúmulo gorduroso no abdome durante a gravidez, geralmente por dieta inadequada, comum naqueles casos onde houve um grande ganho de peso. O tratamento para esta condição começa com sua prevenção durante a gestação através de dietas adequadas. Alguns meses após o parto, caso a paciente esteja acima de seu peso ideal, devem ser associados dietas e exercícios físicos, e para gorduras localizadas pode-se associar uma lipoaspiração como parte do tratamento cirúrgico.

- A flacidez muscular ocorre pela separação dos músculos chamados ?retos abdominais?, que ocorre também pelo grande aumento do volume abdominal. Esta flacidez muscular faz com que o conteúdo do abdômen (órgãos abdominais) apareçam mais projetados quando a paciente fica na posição ortostática (de pé), provocando um abaulamento da parede abdominal.

O tratamento é somente cirúrgico e faz parte da abdominoplastia, onde será feita a sutura (pontos cirúrgicos) para o fechamento da musculatura afastada.

Portanto, na maioria dos casos, o tratamento completo do abdômen envolverá uma dermolipectomia abdominal, algumas vezes associada a uma lipoaspiração. O cirurgião plástico deverá orientar as indicações e tipos de tratamento correto para cada caso.

Dr. Ubirajara Freitas  - Cirurgião Plástico

veja também