Acabe com as varizes

Acabe com as varizes

Atualizado: Segunda-feira, 18 Outubro de 2010 as 5:06

Com o passar dos anos, as mulheres ganham mais uma preocupação: as varizes. O envelhecimento das paredes das veias contribui para a dilatação e faz delas um pesadelo na hora de exibir as pernas. As varizes aparecem por volta dos 40 anos e, apesar de dependerem de tendências genéticas, hábitos saudáveis podem fazer a diferença no surgimento, ou não, delas. Segundo Orivaldo Almeida Júnior, cirurgião vascular da Montenegro Cirurgia Plástica (SP), mudanças no seu comportamento podem atrasar o aparecimento ou até diminuir a intensidade das varizes.

• Controle o peso

A obesidade é um fator que contribui para o surgimento de veias dilatadas, pois os quilos extras sobrecarregam a circulação das pernas.

• Exercite-se com regularidade

A prática de atividades físicas fortalece os músculos e ativa a circulação. “Caminhe três vezes por semana e prefira subir e descer escadas em vez de usar o elevador. Nadar e pedalar também são excelentes atividades que auxiliam na irrigação arterial de diversos órgãos, principalmente, o coração”, conta Rodrigo Kikuchi, angiologista e cirurgião vascular do Hospital Santa Paula (SP).

• Não fique muito tempo na mesma posição

Permanecer parada por um período prolongado pode ser perigoso. Levante-se e movimente pernas e pés quando você já estiver cansada de ficar sentada. O ideal é realizar alongamentos a cada duas horas.

• Gestações costumam levar às varizes

Quanto mais vezes uma mulher engravida, maiores são as chances de elas aparecerem. A dica é o uso de meias elásticas durante a gravidez, pois elas ajudam na circulação.

veja também