Acabe com os mitos sobre cabelos

Acabe com os mitos sobre cabelos

Atualizado: Quinta-feira, 15 Abril de 2010 as 12

Considerados a moldura do rosto, os fios capilares fazem a diferença na estética e por isso recebem atenção especial durante os rituais de beleza. Entretanto, junto com o hábito de se cuidar, seguem as crenças passadas de geração a geração. Lavar os cabelos todos os dias apodrece a raiz? "Caspa" (seborréia) passa de uma pessoa para outra através da escova? O uso de boné ou chapéu faz cair cabelos? Pintar os cabelos faz aumentar a queda?

A dermatologista e cirurgiã Maria Angélica Muricy Sanseverino esclarece: "lavar os cabelos todos os dias não apodrece a raiz. "A água não tem a capacidade de penetrar na raiz dos fios, que está localizada a 0,5 cm de profundidade". Segundo Maria Angélica, na verdade é aconselhável para as pessoas que tem tendência à oleosidade, lavar os cabelos todos os dias para retirar o sebo que prejudica a oxigenação dos poros.

A especialista da Clínica Muricy também afirma que a caspa (seborréia) não passa de uma pessoa para a outra. "Ela não é transmissível", diz. "A seborréia ocorre nas pessoas que tem predisposição genética para desenvolverem a mesma. É um excesso de oleosidade do couro cabeludo por produção aumentada de sebo pelas glândulas sebáceas".

Entre os fatos e boatos o uso de boné ou chapéu ganha destaque. Há os que acreditam que pode causar calvície. Todavia, a pessoa que não tem predisposição genética para queda, não ficará calva pelo uso de boné. Mas a dermatologista faz um alerta. "O uso frequente pode aumentar a oleosidade do couro cabeludo e causar falta de oxigenação adequada dos folículos capilares".

Também existe uma preocupação no que tange o uso de tinturas."A tinta age nos fios e não na raiz. Pintar os cabelos não faz aumentar a queda. O que pode ocorrer é o enfraquecimento da haste dos fios, resultando em cabelos mais fracos, ressecados, com pontas duplas e com tendência a quebra". De acordo com Maria Angélica, essa técnica pode ter em um efeito contrario do esperado que era mostrar um cabelo sedoso.

Vale ressaltar apenas, que nem tudo o que diz a crendice popular é mito. Banhos muito quentes deixam, sim, os cabelos mais oleosos. E, o uso do condicionador após o xampu também é recomendado pelos especialistas. "Os fios dos cabelos têm cargas elétrica. Os xampus têm carga negativa, por isso abrem a cutícula permitindo a limpeza. Os condicionadores têm carga positiva, fechando a cutícula", conclui a dermatologista e cirurgiã.

veja também