Acabe com rachaduras e unhas encravadas dos pés

Acabe com rachaduras e unhas encravadas dos pés

Atualizado: Sexta-feira, 30 Setembro de 2011 as 8:26

As mulheres se preocupam tanto com a aparência que sempre tiram um tempinho para cuidar do cabelo, da pele ou das unhas, mas acabam se esquecendo dos pés e de tratá-los da forma que eles merecem. Esta é a parte do corpo que acumula mais tensão por suportar todo o resto do peso, e quanto menos atenção é dada à eles, maior o comprometimento da saúde e da aparência. Veja as dicas e recomendações da podóloga Márcia Souza, do espaço Be, para acabar com os incômodos.

Os cuidados básicos você pode fazer em casa, mas é importante analisar seu tipo de pele. Nos que possuem rachaduras, pele grossa e fissura, devem ser evitadas as esfoliações. O ideal é fazer o tratamento prescrito por um profissional.

Esfoliação

O método é indicado a cada 15 dias. Caso a pele seja muito fina e sensível, faça apenas uma vez ao mês.

Escalda-pés

O calor da água ajuda na circulação e melhora a circulação, além de relaxar.

Hidratação

Aplique cremes após a esfoliação toda noite antes de dormir. Faça como a Guilhermina Guinle e calce uma meia para potencializar o efeito.

Massagem

Aproveite o momento que estiver aplicando hidratante para massagear os pés. Sempre em movimentos circulares e pressionando as pontas dos dedos até total absorção do creme.

Atenção: Caso você tenha unhas encravadas, micose ou frieira, nada de recorrer à pedicure. Os profissionais mais especializados são os podólogos e dermatologistas; só eles poderão analisar e resolver o seu caso.

Unhas encravadas

Evite usar sapatos que apertem ou empurrem as pontas dos pés para frente, afinal de contas isso também pode colaborar no encravamento das unhas. "O problema surge por causa do formato dos pés ou corte inadequado das unhas, que deve seguir o formato dos dedos", diz Márcia. Já existem no mercado alguns produtos que ajudam a aliviar a dor de unhas encravadas.

Frieiras

Pés abafados e úmidos podem causar frieiras, fungos e mau cheiro, então não esqueça de secar bem os vãos dos dedos ao sair do banho. O ideal é descalçar sapatos e meias e deixar essa parte do corpo bem arejada assim que chegar em casa.

Doenças de pele

Pessoas que têm o costume de andar muito descalças também devem tomar cuidado e evitar esse hábito, já que o risco do aparecimento de doenças, bolhas, coceiras, feridas e até mesmo o tétano é ainda alto nesses casos.

Odores

Mãos e pés são os primeiros a suarem, por isso fique atenta para não desenvolver odores desagradáveis. A médica recomenda o uso de cremes hidratantes, antissépticos e meias de algodão, pois retêm o suor.

Calos

Estes têm várias causas, dentre elas calçados apertados, estruturados, ou que causem atrito nos pés. "Utilize palmilhas de silicone para proporcionar conforto e procure um podólogo para que ele recomende o melhor tratamento para o seu caso."    

veja também