Academias lançam pacotes para atrair "alunos turistas"

Academias lançam pacotes para atrair "alunos turistas"

Atualizado: Quarta-feira, 25 Agosto de 2010 as 10:04

Faltam cerca de quatro meses para o início do verão, época em que todo mundo quer estar com o corpo em forma para poder ir à praia sem nenhum constrangimento ou receio de mostrar algumas gordurinhas a mais.

Sabendo disso, as academias já começaram a lançar seus pacotes especiais, voltados para os chamados “alunos turistas”, gente que pega pesado na malhação durante alguns meses e depois some de perto dos aparelhos de ginástica.

Mauro Yamasaki, coordenador de ginástica de uma das unidades da academia Competition, de São Paulo, explica melhor o apelido.

- A gente brinca que eles são alunos turistas: entram, ficam de três a quatro meses e depois dão uma sumida. Esses alunos aparecem sempre perto de épocas em que vão ter que expor o corpo, como o final do ano e Carnaval.

Mas será que é possível ficar em forma de verdade em tão pouco tempo? Para Yamasaki, isso depende muito do tipo físico de cada um. Ou seja, se a pessoa é magra, ela vai conseguir definir o corpo em algumas semanas. Mas, segundo ele, não dá para fazer milagres com aqueles que estão acima peso.

O professor diz que o maior erro cometido por quem quer ficar em forma em tempo recorde é na hora de escolher os exercícios.

- O que as pessoas mais procuram são exercícios aeróbicos, como corrida e bicicleta. A gente até tenta informar os alunos, mas eles acham que quanto mais suarem, melhor para eles. Na cabeça dos alunos, é preciso sair da academia se sentindo acabado.

A dica dele para os alunos que correm contra o relógio é que escolham exercícios que estimulem a frequência cardíaca de maneira correta, fazendo com que a pessoa perca peso sem, necessariamente, cansar demais.

Yamasaki explica que, em breve, a Competition deve lançar um pacote de dez semanas, para os alunos que querem intensificar a malhação até o verão.

Quem também faz isso é o Instituto Levitas, que reúne em um programa de tempo reduzido aulas acompanhadas por personal trainers e nutricionistas.

Dedicação

Para Adriano Cunha, personal trainer do instituto, é possível sim ficar em forma em algumas semanas, mas é preciso levar a sério a maratona de exercícios.

- Dá sim pra ficar em forma em dez semanas, mas precisa ter muito comprometimento. A pessoa precisa vir no mínimo de cinco a seis dias por semana pra conseguir um resultado melhor. Existe um preço para alcançar os resultados, e isso é explicado para os alunos quando eles entram na academia. Na minha experiência, nem todos tiveram um ótimo resultado.

Cunha explica que a proposta do programa de dez semanas é fazer com que as pessoas percam o máximo possível de gordura, diminuam peso e ganhem massa muscular.

- É como se fosse um programa intensivo para otimizar ao máximo os resultados.

Por: Sara Uhelski

veja também