Acerte na combinação de cores da maquiagem para os olhos

Acerte na combinação de cores da maquiagem para os olhos

Atualizado: Quinta-feira, 29 Outubro de 2009 as 12

Pelo que estamos vendo nas passarelas e nas revistas e pela opinião dos maquiadores, teremos um verão com maquiagens multicoloridas. Para os olhos, cores fortes e opacas como azul, verde, tons de vermelho e de rosa, amarelo, roxo e lilás estarão em alta.

Mas não dá para sair por aí toda colorida só porque está na moda. Querendo ou não, existem algumas regras para não cometer exageros e não estragar o visual. Para isso, o R7 consultou a maquiadora Luciana Alves, da Nyx, empresa de maquiagem que sempre apostou muito nas cores como forma de deixar o look mais alegre.

- A maquiagem colorida pode dar vida ao rosto da mulher e quebrar a ?cara séria? de uma roupa escura, por exemplo. O que não dá mais é para ficar combinando a cor da sombra com a cor da roupa. Por exemplo, usar uma blusa roxa e passar uma sombra da mesma cor é muito ultrapassado e não fica legal. O interessante é buscar cores que se completam, e não que sejam iguais.

Se a sua criatividade para as cores é muito limitada - o que é algo comum, acredite - não tem problema. Além de ficar de olho nas passarelas, nas reportagens do R7 e nas revistas femininas, Luciana sugere algumas opções.

- Para os olhos, eu gosto muito de uma maquiagem com três cores que ficam ótimas em todos os tons de pele. Ela começa com o amarelo no canto interno dos olhos, passa para o pink, que eu concentro no centro das pálpebras e depois, já no cantinho externo, passa para a cor verde. Como se fosse uma fruta amadurecendo.

A maquiadora também citou a combinação verde + laranja ou rosa e a combinação laranja + lilás. E, além disso, falou que o par rosa + azul deve ser evitado, pois pode fazer com que a pessoa pareça ter levado um soco (!).

Como não são todas as cores que sorriem para todos os tons de pele e cabelo, perguntamos a Luciana quem pode o que quando o assunto são combinações.

- Nessas horas, precisamos pensar naquilo que chamamos de "cores frias" e "cores quentes". Por exemplo, as meninas com olhos claros podem com mais cores, principalmente tons quentes, como rosa e vermelho, pois possuem olhos de cores frias, que normalmente são o azul ou o verde.

Já quem tem olhos escuros, deve evitar os tons quentes e investir nos frios, como sombras azul, verde, roxo e outras de tons derivados. É claro que isso não impede, de repente, que uma menina de olhos castanhos passe uma sombra rosinha clara. É apenas uma sugestão que vale a pena você ver se combina com o seu estilo e experimentar em frente ao espelho.

Quem é ruiva ou possui cabelos com tons avermelhados, precisa tomar mais cuidado.

- Essas pessoas já possuem madeixas com uma cor forte. Então eu sugiro que a maquiagem siga um caminho contrário. Tons pretos e marrons costumam ficar bem nesses casos. O dourado também é outra opção. As que possuem olhos claros, podem investir nos tons frios também.

veja também