Acerte na escolha dos óculos

Acerte na escolha dos óculos

Atualizado: Segunda-feira, 31 Outubro de 2011 as 10:11

Quantas vezes você já usou óculos escuros poderosos e se sentiu uma diva? Os óculos certos, escuros ou de grau, são grandes aliados na hora de compor o look.

Um par de óculos pode afinar ou alargar o rosto, equilibrar as linhas de expressão, suavizar o maxilar saliente ou disfarçar o nariz. Além disso, tem capacidade de imprimir personalidade ao look e expressar a mensagem que você quer passar com o seu visual.

O visagista Boni Bezerra, da Sáfilo do Brasil, líder em óculos de luxo, preparou dicas imperdíveis para não haver engano na hora de comprar os óculos ideais.

Este é sem dúvida o quesito mais importante na escolha dos óculos. A armação ideal se encaixa no rosto de forma harmônica. Veja os tipos:

Oval: possui formato equilibrado e fica bem com todos os tipos de armações, principalmente as de formato quadrado ou retangular.

Redondo: as principais características desse formato de rosto são o queixo e a testa arredondados. O rosto redondo fica bem com armações quadradas ou retangulares, que suavizam e dão equilíbrio ao rosto. Dica: invista em hastes grossas e armações em tons claros, que disfarçam os volumes acima e abaixo da linha dos óculos.

Triangular: rostos triangulares combinam com armações quadradas e ovais, que criam a impressão de um maxilar mais largo. Dica: a armação deve ser mais larga ou igual ao maxilar. O ideal é que a parte inferior da armação não seja muito baixa.

Quadrado: quem tem rosto quadrado possui testa grande, queixo largo e maxilar saliente. Procure usar armações retas na parte de baixo ou levemente ovaladas, para que suavizem o contorno rígido do rosto. Invista nos modelos redondos ou retangulares, que estão super na moda.

Depois de escolhido o formato da armação, devemos prestar atenção na ponte dos óculos, que deve combinar com o formato do nariz para que o encaixe seja perfeito.

Nariz largo: use ponte alta e estreita.

Nariz grande: invista em ponte clara ou mais baixa do que a linha superior dos óculos.

Nariz pequeno: prefira pontes mais altas e arredondadas ou com plaquetas ajustáveis.

Nariz oriental: opte por modelos com plaquetas ajustáveis.

As sobrancelhas devem aparecer ou não? Essa é uma dúvida frequente. Para óculos escuros a regra é esconder, já óculos de grau não devem cobrir as sobrancelhas.

Se suas sobrancelhas são grossas, os óculos devem delineá-las por dentro, tornando-as mais suaves.

Sobrancelhas finas e retas devem ser acompanhadas pelos óculos, que podem ter armações levemente mais escuras para realçá-las.

Depois de definido qual modelo combina melhor com você, é preciso prestar atenção em outro detalhe para não errar no contexto do look, que é saber exatamente qual mensagem você quer passar com o seu visual.

Você sabia que é possível aparentar diferentes personalidades apenas mudando o modelo dos óculos? Essa informação é preciosa nos momentos em que é preciso uma dose de formalidade, como uma entrevista de trabalho, por exemplo, em que queremos mostrar seriedade, e o acessório errado pode não codificar exatamente aquilo que você quer.

Conciliar a mensagem que você quer transmitir com as características pessoais e as tendências da moda é um desafio.

Saiba que tipo de óculos combina com cada estilo.

As armações dos óculos esportivos são mais curvadas e as hastes retas.

O modelo de óculos sexy normalmente é ultraleve e com pouca cor. As mulheres podem escolher modelos com detalhes em strass.

O modelo romântico linhas suaves e leves, que não se destacam no rosto. Os modelos em tom pastel são ótimos para as mulheres.

O modelo de óculos clássico ou tradicional conta com hastes de metal prata ou dourada.

Óculos elegantes normalmente têm cores sóbrias, como marrom, preto, prata ou ouro velho.

Óculos modernos têm armações mais retas e geométricas, sempre com um detalhe moderno. Opções: aço escovado prata ou contraste de duas cores.

Os modelos de óculos criativos compõe vintage, acetado colorido, hastes listradas, com bolinhas ou estampados. Invista em textura e alto relevo em suas extravagâncias.

veja também