Acerto de pontas

Acerto de pontas

Atualizado: Terça-feira, 8 Dezembro de 2009 as 12

Os truques e tratamentos para vencer a batalha contra os quatro principais inimigos dos seus fios

O cabelo não cresce de jeito nenhum

Causa:

A alimentação é uma das principais suspeitas. 'O corpo privilegia o funcionamento dos órgãos vitais e só depois se preocupa em utilizar os nutrientes para 'fabricar' o cabelo, explica o dermatologista Valcinir Bedin, de São Paulo.

Salvação:

Não se engane: os xampus que dizem acelerar o crescimento não cumprem a promessa. 'Já os suplementos com vitaminas são eficazes', diz Ademir Jr., tricologista (médico especializado em cabelos), de São Paulo.Previna:

Garanta o desenvolvimento dos fios com uma alimentação rica em vitamina A (fígado, leite e cenoura), vitamina C (laranja, acerola e mexerica), E (leite, abacate e ovo) e zinco (carnes).

Pontas duplas

Causa: 'A bifurcação entrega o desgaste e o enfraquecimento do fio causado pelas agressões externas, como químicas e sol sem proteção', explica a cabeleireira Denise Machado.Salvação:Algumas gotas de silicone selam as pontas temporariamente. Mas para eliminá-las, o jeito é recorrer à tesoura a fim de evitar que a fissura aumente e se estenda fio acima.

Previna:Corte as pontinhas a cada dois meses e hidrate os cabelos frequentemente - principalmente se você tem alguma química. Sob o sol, aplique um leave-in com filtro solar e use chapéu ou boné.

Fios em queda livre

Causa:Os motivos vão desde desequilíbrios hormonais a estresse. Maus-tratos, como lavar a cabeça com água muito quente, escovação excessiva e químicas também podem levar à queda.Salvação:Experimente mudar a temperatura da água, o xampu e diminuir o ritmo no trabalho. Mas se continuar perdendo mais de 100 fios por dia, procure um médico. Com o diagnóstico, é possível combater a causa.

Previna:Procure seguir uma alimentação equilibrada e praticar alguma atividade física para combater o estresse. Não extrapole na química nem na força na hora do estica-e-puxa da escova.

Oleosidade em excesso

Causa:Geralmente, a produção demasiada de óleo tem componentes genéticos e hormonais. Água muito quente e produtos hidratantes na raiz pioram o quadro.Salvação:Evite lavar a cabeça com água escaldante e use xampus adstringentes (com frutas cítricas, hortelã ou menta), que retiram o óleo acumulado no couro cabeludo.

Previna:Lave o cabelo no máximo uma vez ao dia e use xampus apropriados. Nunca aplique condicionador, máscaras, cremes e ampolas hidratantes perto da raiz.

Por Catarina Fávero

veja também