Acessórios coloridos para a Copa do Mundo enfeitam os brasileiros

Acessórios coloridos para a Copa do Mundo enfeitam os brasileiros

Atualizado: Quinta-feira, 10 Junho de 2010 as 10:42

Quem é brasileiro já entrou faz tempo no ritmo da Copa do Mundo. As ruas do Brasil vão ficando cada vez mais verdes e amarelas. As cores da bandeira nacional passam a ser vistas com frequência em todos os lugares: na decoração da casa, do escritório, nos supermercados e, também, nas roupas e acessórios.

Usar roupas, unhas, sapatos ou gravatas coloridas faz parte do clima. Mas, verdade seja dita, cores como verde bandeira, amarelo ouro e azul anil não são as mais discretas entre as tonalidades. Mas vai do estilo de cada um usá-las o ano todo ou guardá-las no fundo do armário assim que a competição terminar.

A seguir a consultora de imagem, Viviane Lacerda, e a designer de moda, Mônica Minzon, da Nau Consultoria - Imagem e Estilo, Moda e Fotografia, de Belo Horizonte, dão dicas de como incrementar a produção no clima do Brasil hexacampeão.

Uso de acessórios femininos

- Brincos, colares, pulseiras e prendedores de cabelo: fique atenta quanto à quantidade e as cores a serem usados ao mesmo tempo, e para qual ocasião os itens são mais adequados: informal, elegante ou festa.

"Os acessórios e as peças devem ter peso visual semelhante, ou seja, peças visualmente leves devem ser combinadas com acessórios visualmente leves", explica Viviane. Exemplo: Se você usar uma camisa e um short sem estampas, combine as roupas com acessórios pequenos ou mais discretos.

- Broches: em tamanho pequeno (com formato da bandeira do Brasil) e lenços podem ser usados nas cores mais escuras da bandeira (verde e azul), pois assim não chamam tanto a atenção e podem ser usados, também, no ambiente de trabalho. Você pode combinar a blusa verde com lenço azul e colocar um broche para prender o lenço, porém discreto.

"Bolsa: sempre realça um look. Vale ter uma com todas as cores da bandeira".-Sapatos coloridos: o aconselhável é que repita a cor do sapato em alguma outra parte do corpo, preferivelmente na parte superior. Por exemplo: uma das cores do sapato, seja ele estampado, nos tons azuis ou amarelos, pode estar na jaqueta, na camisa ou no colar.

Outro detalhe está em usar o calçado que tenha o mesmo nível de formalidade que a bolsa. Exemplo: se for usar um scarpan, coloque uma bolsa que combine com o estilo do sapato. "Não é obrigatório combinar os dois, mas ambos devem estar no mesmo nível de formalidade", alerta Viviane.

-Bolsa: sempre realça um look. Vale ter uma com todas as cores da bandeira, através de uma estampa criativa, ou adicionar um lenço amarelo na alça de uma bolsa verde (ou vice-versa), para complementar o visual.

-Maquiagem: ambientes formais, como o ambiente de trabalho, pedem uma maquiagem mais discreta, com cores opacas e composições discretas. Já para a balada, a maquiagem pode ser reforçada com brilho. "Se for torcer pelo Brasil em ambiente pra lá de informal, vale investir no make divertido, com as sombras nas cores da bandeira", sugere a designer.

- Meia-calça e meias: As meias opacas são para dias mais frios e devem ser usadas com sapatos visualmente mais pesados. "Opte pelas cores verde e azul, porém nos tons mais escuros e evite usar um sapato mais claro que a meia", adverte Viviane.

- Chinelos e rasteirinhas: personalizadas com as cores da bandeira do Brasil poderão ser usados em ocasiões informais, mesmo após o término do campeonato.

-Esmaltes coloridos: tons de azul, dourado e verde estão em alta na estação. Se você é uma torcedora fanática, pode até arriscar em desenhar a bandeira em uma das unhas.

Pelo Hexa, vale tudo!

Se a comemoração é em ambiente informal e entre amigos, vale até apostar em fantasias mais elaboradas, desde que você se sinta confortável para torcer e não se sinta deslocado, caso outras pessoas dispensem os adereços.

Usar adereços comemorativos no trabalho

Cada empresa tem uma política de vestuário. "O ideal é que nessas épocas festivas a empresa informe claramente aos funcionários sobre o que será e não será permitido usar para ir ao trabalho. Isso vale para acessórios, roupas e maquiagens. Vale também o funcionário se informar por meio de sua chefia sobre este assunto, caso a empresa não se manifeste", explica a consultora de imagem.

Se a política padrão é a formal e nessa época a empresa permitir que seja adotada uma política informal, os funcionários devem ter cuidado com o uso de enfeites, estampas, cores vivas e acessórios.

 "Mesmo que seja quase impossível não chamar a atenção usando as cores do Brasil, esses itens devem ser usados de forma sutil e serem apenas decorativos, de forma a complementar o look e não ser o centro das atenções", explica Viviane.

O look delas

As mulheres devem tomar cuidado para não exagerar nas bolsas coloridas e com muitas ferragens e bolsos aparentes, devem evitar brincos grandes ou com materiais em madeira ou acrílico, pois todos são muito esportivos. Os esmaltes de cores vivas também devem ser evitados em ambiente formal ou se você trabalha atendendo clientes.  

O look deles

Camisas masculinas: os homens podem usar as camisas de colarinho e com a manga longa dobrada, em tons claros (amarelo claro, verde claro, azul claro). Também podem usar broches em tamanho pequeno. As gravatas devem ser coordenadas com a camisa ou terno, de acordo com as características de cada um.

Por exemplo, tecidos lisos: a) Se a camisa é branca e o terno neutro, usa-se gravata em cor viva ou na cor do terno; b) Se a camisa é colorida, dois entre os três itens (camisa, gravata e terno) devem ser da mesma cor.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também