Acne: por que surge e como tratar?

Acne: por que surge e como tratar?

Atualizado: Segunda-feira, 23 Junho de 2008 as 12

Acne: por que surge e como tratar?

O acne é um distúrbio inflamatório do folículo sebáceo que afeta áreas onde as glândulas sebáceas são maiores, mais numerosas e mais ativas, que freqüentemente atinge os que têm pele oleosa. Em casos mais leves consiste em pequenos comedões e poros dilatados, porém pode progredir para um estágio patológico da ruptura dos filamentos sebáceos, formação pustular (espinha), atrofia e lesões inflamatórias, nódulos e cistos. Também ocorrem irritações bacterianas, culminando com a destruição das células epidérmicas, e eventualmente pode apresentar seqüelas cicatriciais e deformidades.

Causas

1. Genética: Os fatores hereditários envolvidos com o aparecimento do acne não estão totalmente esclarecidos, mas relacionam-se ao número de receptores no folículo, influência hormonal, mecanismos imunológicos, entre outros.

2. Hiperqueratinização folicular: Os folículos envolvidos com o aparecimento do acne favorecem o tamponamento do folículo, dando início à formação do comedão.

O que o cosmético deve conter

Ácido Salicílico: melhora a aparência e textura da pele.

Salicilato de Dimetilsilanodiol: inibe a inflamação.

Acetilmetionato de Zinco: renova as células, cicatriza os tecidos e tem uma ação sebo-reguladora e microbicida.

Extratos Vegetais (Aloe, Lúpulo, Pepino e Limão): refrescam e acalmam a pele, ajudam a normalizar a oleosidade excessiva e atuam como antisséptico, adstringente e agente anti-oleosidade.

Proteínas Estruturais: promovem o equilíbrio da pele, conferindo uma boa hidratação e melhora na elasticidade, retendo a umidade, além de atuar contra a formação de quelóides. É importante ressaltar que todos estes ativos que colaboram no tratamento contra a acne devem ser prescritos por um dermatologista.

veja também