Adultos também têm cravos! Saiba como se proteger desse problema

Adultos também têm cravos! Saiba como se proteger desse problema

Atualizado: Segunda-feira, 8 Fevereiro de 2010 as 12

Chega de pontinhos pretos! Você pode se livrar dos cravos de uma vez por todas e ter uma pele muito mais bonita e bem cuidada. A Dra. Izabel Reck de Mendonça, dermatologista do Kyron SPA em São Paulo, ensina como.

O que conhecemos como cravos são na verdade folículos pilosebáceos (cavidades onde são produzidos os pêlos e o sebo) obstruídos, o que pode acontecer quando há excesso de oleosidade na pele. Por isso, nada de espremê-los com as mãos: elas são muito oleosas e só vão aumentar o problema.

Quando adolescentes, a maioria de nós teve problemas com cravos. O que acontece é que, nessa época, a explosão de hormônios estimula as glândulas sebáceas e aumenta o risco de entupimento dos folículos. Mas isso não significa que eles não possam aparecer na fase adulta: aparecem sim, e muito! Por isso, fique atenta a alguns cuidados.

Lavar o rosto várias vezes ao dia não é uma boa idéia. Apesar de remover a oleosidade por um tempo, esse hábito pode estimular as glândulas sebáceas e causar um efeito totalmente oposto ao desejado. Para combater a oleosidade com eficiência, use sabonetes à base de enxofre e ácido salicílico, e escolha produtos derivados da vitamina A: eles reduzem a produção de sebo.

Prevenir o aparecimento dos cravos é, com certeza, a melhor saída, mas às vezes precisamos remediar também. Para isso, o ideal é esfoliar a pele uma vez por semana (ou a cada duas semanas, se a pele for sensível), o que pode ser feito em casa com uma receita simples e natural: misture morango, aveia e açúcar e aplique com movimentos circulares em todo o rosto. O vapor do banho pode ajudar, dilatando os poros e facilitando a remoção das impurezas.

Muitas pessoas acreditam que a poluição é um agente causador dos cravos, mas não é bem assim. Ela pode agravar o problema em quem já tem tendência, mas não causar. O verdadeiro vilão é mesmo a oleosidade da pele, por isso, o segredo é se cuidar diariamente: use sempre produtos adequados ao seu tipo de pele e mantenha o rosto limpo, sem exageros.

veja também