Afine a cintura naturalmente

Afine a cintura naturalmente

Atualizado: Quarta-feira, 9 Novembro de 2011 as 1:59

A constante busca pelo rejuvenescimento não se limita a eliminar ou evitar o surgimento de rugas precocemente, mas também a busca de um do corpo perfeito, com uma cintura que chama a atenção e que possibilite vestir qualquer roupa. As clínicas estéticas, com seus modernos equipamentos, podem ser boas alternativas para ajudar nessa tarefa, contudo, nem todo mundo possui recursos para custear esses procedimentos tecnológicos. Por esta razão, que tal usufruir dos benefícios que a natureza oferece para diminuir a cintura?

Isso é possível e comprovado cientificamente. Estudo realizado na Universidade do Estado da Luisiana, Estados Unidos, no Departamento de Ecologia Humana, e publicado no periódico Diabetes, Obesity and Metabolism mostrou que um creme contendo Xantina, por exemplo, pode promover uma redução média da circunferência da cintura em até 11 cm. “A Xantina é um composto orgânico encontrado em diversos tecidos do corpo humano e em algumas plantas. Desta forma, ele é totalmente seguro e compativel com o organismo humano”, explica o professor de Cosmetologia e Diretor da  IPUPO CONSULT, consultoria especializada no desenvolvimento de nutricosméticos para o mercado brasileiro, Maurício Pupo. Ele ainda observa que a cintura fina pode significar mais que beleza, pode ser o diferencial para preservar a saúde.

Nutricionistas afirmam que a medida da circunferência da cintura, associada ao IMC (índice de massa corporal), é usada para identificar risco de doenças cardiovasculares e diabetes. Em mulheres a circunferência da cintura deve ser menor que 80 cm e em homens deve ser menor que 95 cm. Medidas maiores podem indicar a predisposição de uma série de doenças associadas ao sobrepeso.

Teste americano

Os pesquisadores avaliaram 50 voluntários, incluindo homens e mulheres, que estavam acima de seu peso ideal. 25 voluntários aplicaram na região da cintura e barriga um creme contendo 0,5% de xantina, duas vezes ao dia, durante 12 semanas. Já os outros 25 voluntários não aplicaram o creme. Todos os voluntários, por estarem acima de seu peso ideal, também foram orientados a se alimentar com uma dieta de 1.200 Kcal e fazer caminhada.

A redução média da circunferência da cintura foi de 11 cm no grupo que recebeu o creme de xantina, enquanto o grupo que não recebeu o cremeteve uma redução média muito inferior, de 5 cm. E como ocorreu uma redução de peso em todos os voluntários, pois eles estavam fazendo uma dieta de 1.200 Kcal, significa que o creme de xantina mais que dobrou os efeitos de redução da cintura. O creme de xantina proporcionou uma redução de 6 cm a mais na região da cintura comparado com o grupo que somente fez a dieta. 

Esse estudo também mostrou que esse creme é cosmeticamente seguro. “Amostras de sangue obtidas dos voluntários foram avaliadas e os níveis de aminofilina não foram detectáveis. Isso significa que a aminofilina, ou seja, a xantina não chegou à corrente sanguínea, mostrando, portanto, sua segurança para uso tópico”, finaliza Pupo.

veja também