Agenda do cabelo: estipule prazos e mantenha os fios sempre saudáveis

Agenda do cabelo: estipule prazos e mantenha os fios sempre saudáveis

Atualizado: Sexta-feira, 7 Novembro de 2008 as 12

Uma novidade vai revolucionar os seus cabelos. Não se trata de um novo shampoo, um corte ou uma coloração. Trata-se da melhor amiga da mulher organizada, a agenda. Pode ser a do celular, a de papel, a do computador... enfim, você escolhe.

Apesar de compromissos profissionais e sociais, a mulher moderna também precisa conciliar um tempinho para cuidar da beleza. E é disso que vamos falar aqui. Do tempo que você vai precisar reservar (na semana, na quinzena, no mês e no trimestre) para dedicar-se à beleza, à saúde e ao brilho dos seus fios.

"É muito importante que a mulher cuide religiosamente dos fios. O sol, o vento, a poeira, o frio e a química causam danos aos cabelos todos os dias. Se a mulher for deixar para cuidar do cabelo só quando eles começarem a dar sinal de desgaste, o processo de recuperação terá que ser redobrado, tendo grandes chances de não funcionar. Além disso, os processos mais intensos são bem mais caros", explica a cabeleireira Marina Silveira, do salão Kayzen Hair Stylist, na Vila Mariana.

Sendo assim, se a mulher cuidar dos fios todo dia, respeitando prazos para fazer hidratações, cauterizações, queratinizações e etc, ela terá cabelos mais saudáveis e com menor propensão à quebra, evitando uma medida futura mais drástica.

Se você é uma daquelas que vai ao salão apenas para tingir o cabelo e para cortar as pontas, uma ou duas vezes por ano, é melhor mudar de hábitos. Se convenceu? Agenda na mão para começar a definir prazos!

"Uma vez por semana (que pode ser de segunda a domingo) é necessário fazer uma hidratação, mesmo que seja em casa", diz Marina Silveira. Veja o seu tipo de cabelo e o grau de hidratação e nutrição que ele está precisando. Faça uma análise. Ele está muito danificado? É quimicamente tratado? Está com pontas duplas? Enfim, só você pode saber.

Em seguida, compre hidratante de uma marca renomada. Depois, é só hidratar. Procure não passar muito creme na região da raiz e, em vez disso, concentrar-se nas pontas e no meio dos fios, pegando-os em mechas e alisando-os para baixo repetidas vezes, com bastante creme.

A maioria dos cremes leva de três a cinco minutos para fazer efeito, mas, para um resultado mais eficaz, o ideal é que você deixe o creme agir por 20 minutos. Se você não tem tempo, faça hidratações de cinco minutos duas vezes por semana. Isso já basta!

"Recomendo que seja feita uma hidratação profunda, realizada em salões uma vez a cada quinze dias. Isso já vai ajudar no processo de fechamento das escamas e realçar o brilho, além de manter a saúde dos fios", explica Marina.

Além disso, há um tratamento novo chamado queratinização, que, segundo a cabeleireira, é legal ser feito a cada vinte dias. "Na verdade, o processo de queratinização é mais forte do que a hidratação e mais ameno do que a cauterização. Trata-se de uma carga média de queratina, principal proteína do cabelo, capaz até de recuperar os fios levemente danificados", conta Marina Silveira.

"Cauterização. Se cada mulher fizesse uma cauterização por mês, não ouviríamos tanta reclamação. Gosto muito desse tratamento. Ele devolve brilho, queratina, maciez e ameniza muito aquela aparência de pontas espigadas. A cauterização recupera mesmo. Todo mundo sente na hora", afirma Marina, que também alerta: "Mas é necessário ter um compromisso. Uma agenda. Caso contrário, o efeito ideal da cauterização se perde. Por isso, eu reafirmo uma vez por mês deve-se fazer uma cauterização", enfatiza.

O que fazer no trimestre?

"Cortar as pontas dos fios. Essa é a parte mais importante e que, infelizmente, não entra na cabeça da maioria das mulheres. Muitas se negam a cortar as pontas porque falam que seus cabelos estão muito bonitos. Mas isso é um processo. Ele pode estar muito bonito hoje, mas, do mesmo jeito, precisa ter uma agenda. Tem que cortar as pontas de três em três meses ou até de dois em dois. E não precisa ser muito. Se a mulher seguir essa rotina, um centímetro já vai bastar. De nada vai adiantar tantas hidratações, cauterizações e cuidados especiais", desabafa Marina.

Considerações especiais:

Além desses cuidados, é necessário manter em dia uma rotina básica, que, de acordo com Marina Silveira, do salão Kayzen, são:

1- Não é necessário lavar os cabelos todos os dias, apenas se eles realmente forem muito oleosos.

2- Todo o dia a mulher deve proteger os cabelos do sol. Hoje em dia só se fala em proteção da pele. Os fios também precisam disso.

3- Cuidado com os silicones. Eles podem ser passados todo o dia, mas em pequenas quantidades e só nas pontas. Vá com calma para não "entupir" os fios. O silicone tem uma consistência muito grossa e pode deixar o cabelo sem vida e sem brilho, se passado todo o dia durante um longo período.

4- É interessante que a mulher passe um leave-in todo o dia. Ele protege e ao mesmo tempo hidrata os fios, não deixando com que as agressões do meio ambiente os afetem tanto. Hoje em dia há produtos especiais desse tipo, inclusive com filtro solar.

5- A mulher que fizer muita tintura nos fios também deve ficar atenta. "A descoloração afina o fio e o deixa fraco. Imagina fazer isso várias vezes, em curto espaço de tempo, no mesmo fio. Não há cabelo que agüente", confirma Marina. Procure também "dar férias" as suas madeixas. O especialista que vai avaliar seu tipo de cabelo e saber lhe dizer de quanto em quanto tempo você pode tingi-lo.

6- Se você está pensando em fazer mais queratinizações e cauterizações do que precisa, cuidado. Procure respeitar sua agenda. "O excesso de queratina também é muito perigoso para o cabelo porque ele satura o fio, o que pode dar o efeito inverso, ou seja, um cabelo opaco, sem vida e todo quebrado", finaliza Marina Silveira.

veja também