Ainda dá tempo de emagrecer para o verão

Ainda dá tempo de emagrecer para o verão

Atualizado: Sexta-feira, 25 Novembro de 2011 as 2:29

Falta pouco para o início do verão, época em que as praias ficam cheias de homens e mulheres exibindo um belo corpo. Mas se você não se dedicou durante o ano, saiba que não há mágica que faça emagrecer todos os quilos que ganhou nas últimas estações, mas mesmo assim, não desanime. Os três meses mais quentes do ano podem ser uma boa motivação para iniciar uma mudança alimentar, garantir uma vida mais saudável e aquele "corpão".

Para alcançar a meta, no entanto, nada de deixar de comer. Esqueça as dietas milagrosas que garantem a perda de dez quilos em um mês. É o que alerta Adriana Piva Lach, nutricionista do Hospital Estadual Mário Covas. "Uma dieta mal feita pode afetar diretamente a saúde, por causa da deficiência de micronutrientes como ferro, cálcio e fósforo. A perda de peso tem que ser progressiva." A especialista ainda indica que as pessoas optem por uma reeducação alimentar baseada, sobretudo, na pirâmide de alimentos. 

Boca fechada

A dieta propõe a ingestão diária de oito porções pequenas de cereais, três de hortaliças e verduras, outras três de frutas, três de leite e derivados, duas de carnes, uma de leguminosa, duas de gorduras e duas de açúcar. Mas atenção, nada de comer tudo de uma vez. Os alimentos devem estar distribuídos entre as seis refeições diárias. "Quem estiver acima do peso deve diminuir drasticamente as porções de açúcar, gordura e carboidratos." 

Para vencer mais rapidamente a guerra contra a balança, evite fazer uma "boquinha" entre as refeições. O ideal é que todos os alimentos considerados tentadores sejam retirados do alcance, recomenda Fernanda Fernandes, gerente nacional do Programa Vigilantes do Peso. "Ninguém está dizendo que você nunca mais poderá comer chocolate ou biscoitos e até mesmo beber cerveja, mas dificultar o acesso a eles será mais fácil para controlar as vontades e seguir uma dieta balanceada." 

Uma dieta regrada deve fazer parte da rotina durante o ano inteiro, em todas as estações e refeições. Apesar disto, o verão favorece o início de uma vida saudável, quase sempre deixada para a próxima segunda-feira. "Geralmente as pessoas tendem a usar roupas mais leves e o corpo fica mais exposto. Com isso, a preocupação com as gordurinhas aumenta, juntamente com a motivação de querer eliminá-las", explica Adriana.

Existe nesta época, também, a tendência de consumo de alimentos mais leves e frescos, quando as temperaturas estão mais elevadas. É o caso das frutas e das verduras. Tome um pouco mais de cuidado com os sorvetes, pois são altamente calóricos. Prefira aqueles a base de frutas. 

Exercício

Não dá para falar de emagrecimento sem falar de exercício físico. Fernanda enfatiza que as pessoas comam menos e gastem mais energia. "Estabeleça uma meta e faça exercícios ao menos três vezes por semana. E não se esqueça de aumentar a carga de exercícios nos dias em que abusar na alimentação, para forçar a queima." Durante os treinos tenha água ao alcance das mãos para manter o corpo hidratado. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que sejam ingeridos dois litros de água por dia. Por isso, vale a pena carregar uma garrafinha na academia e fora dela. A bebida ainda pode ser substituída por sucos naturais, preferencialmente sem açúcar, ou até mesmo por água de coco, apesar de ser mais calórica. 

veja também