Alergia a maquiagem

Alergia a maquiagem

Atualizado: Segunda-feira, 12 Setembro de 2011 as 2:33

Maquiagem é assunto que toda mulher gosta, não há como negar. Em época de investimentos cada vez maiores de empresas de cosméticos no mercado nacional estão de olho na consumidora de máscaras, blushes e afins.

Segundo pesquisa da Sophia Mind,empresa de pesquisa do grupo Bolsa de Mulher, 79% das mulheres usam produtos de beleza regularmente mas, e as que sofrem de alergias?

A fisioterapeuta dermato-funcional Márcia Miranda, alerta para os variados sintomas que podem indicar alergia: "Se ao colocar a maquiagem, a mulher sentir esquentar a pele, ou perceber como se estivesse recebendo picadas de agulha ou, até mesmo, ver surgirem placas vermelhas no rosto, ela deve procurar imediatamente um especialista".

Se você faz parte deste time que é louca para usar maquiagem e não pode, saiba que as alergias acontecem por causa da não adaptação de certos organismos aos pigmentos e materiais que estão na fórmula desses produtos.

"Por isso a avaliação do profissional se faz fundamental. É importante saber se a alergia é só pelo contato da pele ou alguma patologia mais profunda", explica a dermatologista da clínica estética Emagrecentro da Vila da Penha (Rio de Janeiro), Lídice Oliveira.

Quando a irritação começar, o ideal é recorrer a uma receita caseira até ter a medicação correta para usar: lavar o rosto com água e chá de camomila. "Fazendo isso a pessoa limpa e acalma a pele para depois aplicar o creme antialérgico que o dermatologista receitar", diz Márcia.O bom é que já se foi a época em que as alérgicas não podiam passar nem um pouco de maquiagem.

Hoje, há no mercado opções de produtos para elas - entre cosméticos, maquiagem e esmaltes. O mais recomendado é que se procure por produtos hipoalergênicos, que trazem em sua fórmula componentes químicos mais "leves" para o contato com a pele.

veja também