Alexandre Herchcovitch apresenta coleção com tecidos ecológicos

Alexandre Herchcovitch apresenta coleção com tecidos ecológicos

Atualizado: Terça-feira, 22 Junho de 2010 as 1:36

Durante o São Paulo Fashion Week edição verão 2011, que acabou no dia 14 de junho, o estilista Alexandre Herchcovitch desfilou na passarela uma coleção masculina com calça, paletó e uma casaca sem manga feitos com os tecidos da EcoSimple, que são100% reciclados.

A Ecosimple é uma empresa brasileira que trabalha no desenvolvimento de tecidos ecologicamente sustentáveis, utilizando desde garrafas PET até tecidos compostos por sobras e roupas antigas. No mercado desde 2004, os tecidos já são bem usados na área de decoração, trabalhando em aliança com grandes companhias têxteis.

Produção do tecido

A concepção do projeto surgiu para dar uma nova vida à grande quantidade de tecidos descartados. Assim, a EcoSimple faz a coleta do material e envia para pequenas cooperativas, trabalhando em conjunto com as comunidades ao redor de Blumenau, Santa Catarina. Lá esses tecidos são separados por cor e enviados de volta a EcoSimple para processos de moagem e desmanche, limpeza e transformação em polímero, fiação e tecimento.

Segundo o site da empresa "Todo beneficiamento é feito sem nenhum processo que agrida a natureza. Nem mesmo corantes ou tintas são utilizados, sendo as cores obtidas através da mistura das fibras dos tecidos antigos, aproveitando-se o tingimento natural".

Para as roupas apresentadas por Alexandre Herchcovitch, foram colocados ainda mais 15% de fibras de PET reciclado para dar mais resistência, como informou Paulo Roberto Sensi, sócio da EcoSimples e Eurofios ao blog Verdinho Básico, de Alice Lobo.

Durante o desfile, foram distribuídos cachecóis produzidos com os tecidos aos convidados que assistiam à apresentação.

veja também