Alimentos que atuam como um verdadeiro tratamento de beleza

Alimentos que atuam como um verdadeiro tratamento de beleza

Atualizado: Quinta-feira, 16 Dezembro de 2010 as 5:01

Muitos alimentos, além de fazerem bem para a saúde, também atuam como verdadeiros tratamentos de beleza, já que contêm em suas composições nutrientes presentes na maioria dos cosméticos que hidratam e previnem o envelhecimento.

Saiba quais são eles:

Leite, ovos, fígado, vegetais verde-escuros e frutas amarelas: ricos em retinol, a forma pura da vitamina A. Controla a ação dos radicais livres, estimulando a produção e a regeneração das sínteses de colágeno e elastina, que dão sustentação à pele. Ameniza as rugas, linhas de expressão e outros sinais de envelhecimento causados pela ação do sol, como as manchas senis.

Frutas cítricas, tomates, morangos, pimentão-doce e brócolis: ricos em vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, que, apesar de ser vital para a saúde porque atua no sistema imunológico, não é produzida pelo corpo. É preciso repor esta vitamina constantemente, seja pela alimentação, seja pelo uso de suplementos alimentares . A vitamina C tem o poder de levantar a pele, pois age no colágeno e elastina, fortalecendo-os. Ela também estimula a síntese e a produção de melanina, clsardinhaareando as manchas. Em combinação com a vitamina E, protege a pele contra os danos dos raios ultravioletas e da poluição.

Chá Verde: o chá verde é um velho conhecido da medicina chinesa que revitaliza e equilibra as funções do aparelho digestivo, proporcionando um melhor aproveitamento dos alimentos. C ontém polifenóis, catequinas e cafeína, substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores, por exemplo. Ele tem ação antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce. Clareia, protege e firma a pele. Age também como regulador da oleosidade no couro cabeludo, prevenindo a queda dos fios.

Sardinha, salmão e anchova: ricos em dimetilaminoetanol ou DMAE, um dos ingredientes mais recentes da indústria de cosméticos. Diferente da maioria dos cremes antiflacidez – que atuam apenas nas camadas superficiais da pele – o DMAE atua no músculo, melhorando o tônus e a elasticidade dos tecidos. Ele aumenta a acetilcolina, substância produzida pelo organismo, responsável pela estrutura das fibras musculares, fazendo com que os músculos fiquem firmes.

Soja: contém uma substância semelhante ao estrógeno, o hormônio feminino. Ela aumenta a produção de colágeno e elastina.

Chocolate: além de possuir substâncias antioxidantes, os chocolates são ricos em vitaminas B1 e importantes para o crescimento e fortalecimento dos tecidos. Também há produtos feitos à base de cacau, que são indicados no combate à gordura localizada e à celulite.

Cafeína: o acúmulo de gordura e água prejudica a circulação sanguínea e linfática, dificultando o metabolismo do organismo, favorecendo assim o aparecimento da celulite e o armazenamento maior de gordura. A cafeína consegue fazer com que a circulação sanguínea melhore, por isso é muito usada em cremes anticelulite. Está presente em chás e café.

veja também