Antes de usar vale a pena descobrir

Antes de usar vale a pena descobrir

Atualizado: Sexta-feira, 9 Setembro de 2011 as 11:04

A pele de cada indivíduo tem características próprias quanto à cor, cheiro, textura, aparência e sensibilidade à exposição de diversas substâncias químicas, naturais ou artificiais.

Antes de utilizar qualquer ingrediente natural por via tópica (ou seja, em contato direto com a pele) vale a pena fazer um teste para descobrir se você tem alergia a algum componente da planta, da flor, do óleo essencial ou de produto natural em questão. Você mesma pode fazer em casa. O teste é simples.

Junte uma colher de sopa de água fervente a uma colher de sopa do pó da substância em análise. Misture formando um pasta (se já for em creme ou pomada não precisa misturar) e colocar em contato com a parte interna do antebraço que tem menos pêlos, é mais clara, mais fina e, portanto, mais sensível. Se quiser envolva a área com uma bandagem. Espere alguns minutos. Caso ocorra alguma reação como vermelhidão, coceira ou irritação você é alérgico a esta substância.

É preciso ter bom senso e cuidado: algumas substâncias podem causarhipersensibilidade em certos tipos de pele principalmente se forem usados em combinação com outras substâncias como o limão e frutas cítricas que podem provocar sérias queimaduras se utilizada simultaneamente a exposição solar.

Em caso de alergias ou dúvida consulte seu médico dermatologista.

veja também