Aprenda a cuidar da pele após os 40

Aprenda a cuidar da pele após os 40

Atualizado: Terça-feira, 20 Dezembro de 2011 as 10:35

Durante a vida, as mulheres passam por diferentes fases. A cada nova etapa, a pele muda, e com ela, mudam os cuidados diários. Se aos 15 anos a maior preocupação era a oleosidade, aos 30 já é lembrar de passar cremes anti-idade. Na casa dos 40 anos, a preocupação passa a ser outra: como fazer para tornar a pele mais viçosa e retardar os efeitos da idade? 

Por causa da aproximação da menopausa, muitas mulheres começam a sentir a pele mais flácida e ressecada, sem aquele brilho saudável. É nessa época que devem se intensificar os cuidados com a cútis, a fim de se garantir que o contorno do rosto continue o mesmo. Quem nunca teve muita preocupação com os raios solares deve começar imediatamente, e que já se prevenia contra os raios UV deve continuar dessa forma.

“Uma boa dica é utilizar fotoprotetores em forma de séruns hidratantes. Assim a pele vai ter a dose diária de nutrientes e emolientes ao mesmo tempo em que se protege dos efeitos nocivos do sol”, explica Dr. Adriano Almeida, dermatologista e tricologista, diretor do Instituto de Dermatologia e Estética (IDE). 

Tenha seu próprio dermatologista

O médico também ressalta a importância de realizar o acompanhamento dermatológico para identificar os sinais da idade e tratá-los antes que possam se agravar. Nesse caso, as mulheres que possuem rugas finas, marcas de expressão e pés-de-galinha devem iniciar tratamentos o mais breve possível para que essas pequenas marcas não se transformem em rugas profundas. “O botox paralisa o músculo, e por isso deve ser feito antes de as rugas aparecerem, assim, fica mais fácil manter o resultado”, explica o médico. 

Outras soluções, mais baratas e menos invasivas, são os peelings, pois promovem renovação celular e rejuvenescimento cutâneo. Dessa forma, previnem o aparecimento de rugas, tratam linhas finas e também manchas causadas pelo sol. Quando esses tratamentos são associados ao uso de nutricosméticos, os resultados tendem a ser mais promissores. O ideal é que o próprio dermatologista faça o acompanhamento e desta forma receite as fórmulas mais indicadas a cada caso. É isso que fazem muitas celebridades na faixa dos 40 anos para se manter sempre belas, é o caso de Halle Berry, Julia Roberts, Christiane Torloni, Nicole Kidman, Carla Vilhena, Carolina Ferraz, Catherine Zeta-Jones, entre outras.

veja também