Aprenda a cuidar de cabelo enrolado

Aprenda a cuidar de cabelo enrolado

Atualizado: Segunda-feira, 5 Abril de 2010 as 12

Veja truques de especialista para cuidar do cabelo cacheado sem erro. Confira também quatro tipos de corte para fios encaracolados...

Cabelo cacheado é lindo, mas dá trabalho. Por causa do mau humor com que os cachinhos "acordam" às vezes, muitas mulheres optam pela chapinha. Mas já foi o tempo em que os crespos eram desvalorizados. Com os produtos e os cuidados certos, você pode deixar os cachos lindos.

"O ideal é lavar duas ou três vezes por semana, e usar xampu, condicionador e máscara de tratamento", diz a cabeleireira Heloísa Assis, a Zica, do Beleza Natural, um dos maiores centros de beleza para cabelos crespos do país.

Soluções imediatas para driblar o dia ruim

Você acorda com o cabelo bem armado e não dá tempo de lavar.

Solução: É melhor fazer um penteado. Vale tudo: tiara com flor, rabo de cavalo arrumado (e não aqueles de fazer faxina em casa!) ou um prendedor bonito. "Prender sempre favorece o cabelo crespo, porque ele tem um caimento lindo", elogia Zica. Então, já sabe: deixe os belos acessórios à mão.

O dinheiro ficou curto e você não conseguiu cortar os cachos. Eles estão sem forma. É preciso disfarçar.

Solução: Quando está sem corte, o cabelo crespo não fica definido. O melhor para disfarçar é fazer relaxamento e duas hidratações por semana enquanto você ainda não pode pagar o corte.

Sair de casa e tomar uma chuvinha? Não dá. Os cachinhos ficam arrepiados e cheios de frizz. O que fazer?

Solução: Tenha sempre na bolsa um reparador de pontas solúvel em água. Quando o cabelo secar cheio de frizz, é só reaplicar. Vale lembrar que o frizz aparece em quem não hidrata a cabeleira. Por isso, intensifique os cremes. Se não tiver tempo, existem produtos que fazem hidratação em apenas três minutos.

Você prendeu o cabelo, mas se arrependeu e quer soltá-lo. O problema? Ele fica todo amassado.

Solução: Na hora de fazer o rabo de cavalo, não use um elástico muito apertado. Se você prender com força, ele vai ressecar mais e, inevitavelmente, partir. Para isso, Zica dá dicas preciosas: "Use elásticos envolvidos com pano e nunca prenda o cabelo molhado, porque ele vai ficar frágil". Você também pode optar por presilhas - fica mais fácil de soltar depois.

Você tem uma festa a noite e não sabe como domar oc cachos.

Solução: "Lave os fios de manhã, e hidrate por dez minutos na touca térmica ou por 15 minutos na touca plástica", ensina Zica. Penteie, aplique o creme de pentear, amassando com as mãos, e deixe secar naturalmente.

7 pecados contra fios cacheados

1. Nunca esfregue o cabelo com toalha após o banho, pois isso deixa os fios quebradiços e arrepiados. Seque-os delicadamente.

2. Penteie com pente de dentes largos, e o cabelo sempre úmido.

3. Use xampu, e não sabão de coco. Ao contrário do que se diz, ele não faz bem.

4. Não use o difusor quente demais. Se tiver pressa, é melhor nem secar. A temperatura precisa ser fria, para não ressecar o cacho.

5. Cuidado ao usar relaxantes e produtos químicos para clarear. A tinta resseca demais.

6. Evite o borrifador para umedecer o cabelo. Passar creme em cima do creme velho tira o brilho. É melhor prender.

7. Hidrate os cachos. Há produtos baratinhos que reavivam seu cabelo.

por Daniella Gallotto

veja também