Aprenda a escolher a peça de roupa certa e esconda a barriguinha

Aprenda a escolher a peça de roupa certa e esconda a barriguinha

Atualizado: Segunda-feira, 19 Setembro de 2011 as 10:01

Grande parte das mulheres não está satisfeita com o corpo. Um ajuste aqui e uma mudancinha ali seriam bem-vindos na opinião delas. Principalmente na barriguinha saliente, aquela famosa gordura localizada que teima em ficar ali.

O R7 conversou com especialistas que ensinam a disfarçar a região usando apenas peças de roupas. O primeiro passo é atenção na hora de escolher o look. Já que a modelagem, as cores e até mesmo o decote das roupas devem favorecer o tipo de corpo. A escolha da blusa, por exemplo, faz toda a diferença para esconder a região. A professora de Estilo da escola de moda Sigbol Fashion, Priscila Marx, ensina:

- Blusas transpassadas, por exemplo, disfarçam a barriguinha porque valorizam os seios. Além disso, as batas mais soltinhas e as regatas de alça larga e decote em 'v' também ajudam.

Outra dica importante é investir em peças com a cintura mais alta na parte de baixo. Calças, saias e shorts de cintura baixa salientam o que deve ser amenizado.

Para ajudar a driblar as indesejadas gordurinhas, Mariana Rocha, consultora de moda e professora de Estilismo da Faculdade Santa Marcelina, indica o uso de peças que ajudem a alongar a silhueta, o que faz a mulher parecer mais magra.

- Blazer, casaco ou jaqueta aberta também ajudam a disfarçar a barriga, alongando a silhueta. As blusas e camisas devem vir por cima da calça. Os vestidos com ajustes sob o busto também são favoráveis.

Acessórios

Acessórios como cintos na região da cintura devem ser evitados já que, segundo a professora Priscila, eles destacam justamente a parte do corpo que deve ser disfarçada.

- O cinto não é indicado já que chama atenção justamente para a área que deve ser disfarçada. Acessórios como brincos, colares e pulseiras devem ser usados já que desviam a atenção da barriga e valorizam outras partes do corpo. Mariana Rocha completa falando da importância que os itens dão à produção.

- Aposte em lenços, brincos, colares e pulseiras. Capriche nos sapatos e nas bolsas.

Tipos e tecidos

A consultora de moda considera um ponto muito importante saber optar pela modelagem mais adequada.

- Não use roupas largonas e sem contorno, pois podem aumentar ainda mais o volume do seu corpo. Calças muito agarradas também ficam deselegantes, e se a barriga for bem saliente, a calça skinny deve ser evitada. 

A escolha do tecido também influi bastante na hora de montar a sua produção. Sobre isso, o estilista e professor do curso de moda da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) Lorenzo Merlino, é categórico:

- A primeira coisa que a mulher deve ter em mente na hora de se vestir é que roupa justa não emagrece, ela só maximiza os seus defeitos além de marcar o corpo.

Uma das soluções indicadas por Merlino é apostar em modelagens mais amplas, que não fiquem justas no corpo. Mas é preciso saber combinar as peças.

- Quando usar uma peça mais larga na parte de cima, procurar usar uma peça mais próxima na parte de baixo do corpo, mas não justa.

Um problema também acontece na hora de investir em roupas estampadas. Quem tem gordurinhas sobrando pode usar o estilo, mas o estilista alerta:

- As estampas devem ser médias e pequenas porque as grandes só vão chamar mais atenção.

As fãs de cores podem abusar dos tons, mas o importante é combiná-los, e não investir somente em uma cor, evitando assim o bloco uniforme, o que chama muita atenção e não ajuda a minimizar o problema, ensina Merlino.

veja também