Aprenda a limpar seus pincéis de maquiagem corretamente

Aprenda a limpar seus pincéis de maquiagem corretamente

Atualizado: Segunda-feira, 30 Agosto de 2010 as 9:16

Você já deve ter ouvido falar algumas vezes que uma maquiagem feita com os pincéis corretos deixa o visual mais bonito e com um acabamento natural. Mas o que nem todo mundo sabe é que é preciso lavar os pincéis com uma certa frequência, para deixá-los livres de bactérias e também garantir que durem por mais tempo.

Juliane Vieira, treinadora de produtos da Frajo Internacional de Cosméticos, que distribui no Brasil produtos das marcas de maquiagem Artdeco e Revlon, explica que os pincéis de uso pessoa devem ser lavados, no mínimo, uma vez por semana.

- No caso dos pincéis de base e sombra é necessário lavar mais vezes, pois eles podem ficar com resíduos dos produtos e manchar a pele na próxima maquiagem. Para uso profissional, eles devem ser trocados ou higienizados a cada cliente atendida.

Mas agora você deve estar se perguntando: e como eu faço para lavar meus pincéis em casa? Quem ensina é Alessandra Manfrin, da marca norte-americana de maquiagem Bodyography.

- A maneira ideal de lavar os pincéis de maquiagem é molhar apenas as cerdas, para que a cola que segura o cabo não desgrude ao longo do tempo.

Ela explica que os acessórios podem ser lavados com produtos específicos para a limpeza dos pinceis ou então com xampu neutro, como aqueles que as crianças usam.

- Limpar somente com água não é suficiente, pois a água sozinha não retira toda a maquiagem das cerdas. O ideal é que seja usado um líquido feito especificamente para a limpeza de pincéis, pois ele é próprio para retirar a maquiagem, tem ação antibacteriana e não prejudica as cerdas.

Com o produto aplicado, faça um movimento leve de vai e vem nas mãos até que todo o excesso de maquiagem seja eliminado. Nunca faça círculos com o pincel na hora de lavá-los porque isso pode estragar as cerdas.

Depois, é preciso enxaguar bem os pincéis e apertar as cerdas com a mão ou como uma toalha, para tirar o excesso de água. Por último, deixe-os deitados, secando naturalmente.

Para o dia-a-dia, Alessandra explica que o melhor é manter os pinceis em pé e em um espaço não muito apertado.

- Eles correm o risco de amassar e perder o formato original. Para evitar isso, podem ser armazenados em um recipiente como um copo ou uma caneca.

Por: Sara Uhelski

veja também