Aprenda a maneira certa de lavar os cabelos

Aprenda a maneira certa de lavar os cabelos

Atualizado: Quinta-feira, 4 Fevereiro de 2010 as 12

Lavar o cabelo parece ser uma tarefa fácil, certo? Errado! O processo é longo e funciona como um ritual da beleza. O primeiro passo para deixá-los limpos e cheirosos é a lavagem. Por isso, vale prestar atenção em cada tipo de cabelo. Acredite, cada um merece um cuidado especial.

A sequencia da lavagem é simples: lavar, condicionar, secar e finalizar. Selecionamos algumas dicas incríveis do livro da Cris – Beleza para a Vida Inteira – que pode dar uma mãozinha de como manter o cuidado diário com os fios.

Antes de mais nada é importante ficar alerta com a temperatura da água. Nada de banhos muito quentes, pois a água escaldante abre a cutícula dos fios, fazendo com que eles fiquem ásperos. Sem contar que a água quente age como desengorduraste, roubando a hidratação natural.

Oleosos: podem ser lavados diariamente. Não massageie o couro cabeludo, fuja da água quente, evite o secador muito quente e passe longe dos shampoos do tipo 2 em 1. Tudo isso contribui para estimular o aumento da oleosidade.

Normais: Abençoados pela natureza, são brilhantes, volumosos e equilibrados. Lave em dias alternados, com shampoos específicos para esse tipo de cabelo. Resista à tentação de esticar, encaracolar e pintar. Não tem jeito: esses processos sempre acabam danificando os fios.

Secos: difíceis de domar, pedem cuidado em dobro. Devem ser lavados no máximo duas vezes por semana com shampoo apropriado. Massagens no couro cabeludo ajudam a estimular a oleosidade. Máscaras hidratantes são sempre bem vindas a cada 15 dias.

Por fim, use água fria no último enxágue. Assim, as cutículas se fecham, refletindo a luz que incide na superfície. Resultado: brilho na certa!

por Natália Vizza

veja também