Aprenda a preparar a pele para receber a maquiagem

Aprenda a preparar a pele para receber a maquiagem

Atualizado: Segunda-feira, 9 Agosto de 2010 as 1:02

De nada adianta fazer uma maquiagem impecável e se esquecer de preparar a pele corretamente para receber os cosméticos. Dessa forma, toda a sua produção vai durar menos e corre o risco de deixar seu rosto com um visual ressecado.

A maquiadora Vanessa Rozan, do programa Esquadrão da Moda (SBT), explica que o primeiro passo é limpar bem a pele.

- De manhã é recomendado lavar o rosto, hidratá-lo e depois aplicar a maquiagem. No final do dia, se você já está maquiada, pode retocar o que já está usando ou usar demaquilante para remover tudo e começar do zero. Algumas pessoas ainda preferem lavar o rosto em vez de usar o demaquilante.

Para Vanessa, os produtos necessários para limpar corretamente a pele variam muito de acordo com cada pessoa, e dependem da indicação de um médico dermatologista.

- Cada pele pede uma limpeza e um cuidado específico. Algumas marcas oferecem produtos dois em um, que limpam e tonificam. Esse tipo de produto facilita a preparação da pele no dia a dia.

Caso a mulher use algum creme anti-idade ou para cuidados específicos do rosto, é preciso aplicá-lo antes da maquiagem, para não correr o risco de estragá-la.

Depois de limpa e hidratada, a pele precisa receber o filtro solar, explica a maquiadora.

- Protetor solar é imprescindível, deve ser usado todos os dias pela manhã. Hoje você também encontra hidratantes com filtro e bases com filtro, por exemplo.

O próximo passo é, enfim, começar a maquiagem. Você pode aplicar primeiro um primer (uma espécie de pré-base), que irá deixar a superfície da pele mais lisa.

- Ele nem sempre é necessário, mas para algumas pessoas dá uma baita diferença. Ele preenche a superfície da pele, deixando-a lisinha para receber a base. É indicado principalmente para quem tem poros mais largos, linhas de expressão ou marcas de acne.

Segundo Vanessa, há também primers específicos para algumas áreas do rosto que realçam a cor das sombras e do batom, por exemplo.

Retoques

Se você quiser retocar sua maquiagem ao longo do dia, a dica da maquiadora é reaplicar apenas itens como corretivo, pó, blush e batom.

- Não é necessário lavar o rosto e começar do zero. Com o uso de pincéis você consegue aplicar camadas mais finas e garantir um resultado mais natural.

Outro truque é usar os lencinhos antibrilhos, que retiram a oleosidade da pele sem estragar a maquiagem. Para Vanessa, um pó compacto ou solto também consegue o mesmo resultado.

veja também