Aproveite o inverno para acabar com as manchas

Aproveite o inverno para acabar com as manchas

Atualizado: Segunda-feira, 25 Abril de 2011 as 9:21

Por que no inverno? Para você que foge do frio, uma boa notícia: o inverno pode ser sim um aliado. Isso porque os meses de baixa temperatura são os mais adequados para iniciar tratamentos faciais profundos, que causam descamação na pele. "O inverno é o período certo para eliminar as manchinhas, porque o sol forte pode manchar ainda mais o rosto", explica a dermatologista Denise Steiner.   Tipos de manchas Sardas : pontinhos de tom castanho que aparecem em pessoas claras.

Melasmas : manchas castanhas que surgem por predisposição genética, sol em excesso, gravidez e uso de anticoncepcionais.  

Manchas causadas por lesões : resquícios de picadas de insetos, arranhões, queimaduras e acnes na pele.   Peeling Esse tratamento promove a troca das camadas superficiais da pele, eliminando manchas e rugas, além de deixá-la mais lisa e homogênea.

Peeling químico : a aplicação de substâncias químicas depende do grau de estrago da pele. Dessa forma, o tratamento pode ser superficial, médio ou profundo.  

Peeling de cristal : consiste em um aparelho que emite grânulos de hidróxido de alumínio.  

De acordo com Denise Steiner, antes do tratamento, é preciso estar com a pele preparada - com ácidos e clareadores - e o tratamento deve ser evitado em pessoas com infecções de pele, como herpes.   Tratamentos a laser Esse tipo de tratamento é recomendado quando manchas de sol e hormonais, sardas ou rugas forem mais acentuadas. O laser atravessa a superfície da pele e atinge pigmentos específicos, como a melanina. "O bom do tratamento a laser é que há maior especificidade sem descamação", explica a dermatologista.   Ácidos Os ácidos são recomendados apenas para as marcas mais claras, pois promovem a renovação celular, mas não são capazes de eliminar as manchas escuras. Existem algumas substâncias (manipuladas por dermatologistas ou encontradas em farmácias) que combatem as manchinhas de forma eficaz, como ácido glicólico e retinóico, hidroquinona, entre outras.  

veja também