As propriedades das plantas marinhas contra o envelhecimento

As propriedades das plantas marinhas contra o envelhecimento

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 09:28

A última novidade em ativos multifuncionais para uso tópico vem das águas geladas do Mar Ártico, mais especificamente da Chrondus Crispus, um musgo vermelho que vive nas profundezas.  Sua sobrevivência só é possível devido à concentração de peptídeos geradores de energia no organismo que quando quebrados geram aminoácidos conhecidos como taurina, arginina e citrulil, utilizadas pelas algas como fonte de energia, durante as baixas temperaturas do oceano.

Com o fim do inverno e degelo se observou uma capacidade de reprodução grande destas algas, despertando o interesse no estudo do ciclo de reserva de energia dessas algas pela empresa francesa Exsymol, especialista na geração de tendências por meio da alta tecnologia para desenvolver princípios ativos para a área dermocosmética. Então, os pesquisadores criaram o Bio Detox® para a incorporação em produtos dermocos¬méticos. 

Mika Yamaguchi, Farmacêutica e Consultora Técnica da Biotec Dermocosméticos, empresa brasileira que trouxe o lançamento ao Brasil, explica que o ativo dessa alga pode oferecer muitos benefícios à pele.

“Sendo que a capacidade de melhorar a vascularização cutânea faz com que a pele absorva melhor os nutrientes e ativos que são oferecidos a ela, tornando a célula  mais resistente as agressões do meio ambiente, auxiliando na cicatrização cutânea e na hidratação, além de ser um antioxidante superior as vitaminas C e E. Outro ponto importante do Bio Detox é a sua maior capacidade de produção de ATP, isto é, mais energia para a célula, refletindo em uma pele mais oxigenada e detoxificada”, explica Mika.

A sobrevivência da alga ao forte inverno e a pouca luminosidade, dentre outras adversidades do mar, só é possível, de fato, devido à alta concentração de citrulil arginina (aminoácido presente nos processos do sistema cardiovascular e nas reações imunológicas) e taurina (aminoácido conhecido por sua ação energizante e protetora do DNA). São aminoácidos não essenciais, mas abundantes no organismo humano e importantes fontes de energia celular. Agora, todas essas propriedades de proteção e regeneração contida nas algas estão à disposição para os cuidados com a pele. “O Bio Detox® contém ainda sais minerais Ca, Mg, K, Cl e vitaminas que desempenham funções vitais como manter o equilíbrio de fluidos, transportar oxigênio para a musculatura e regular o metabolismo energético”, observa a especialista.

A farmacêutica lembra que a alga marinha tem uma boa concentração de outros componentes que confere mais benefícios à pele, ou seja, elementos próprios da espécie que aumentam a resistência celular, até mesmo quando acontece a redução de gelo, por volta do mês de março, considerado o período mais crítico para a sua sobrevivência.

“O Bio Detox®, que pode ser formulado em qualquer farmácia de manipulação, com prescrição médica, tem características totalmente compatíveis ao nosso organismo e para todo tipo de pele”, finaliza Mika.

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições