As unhas quebradiças

As unhas quebradiças

Atualizado: Quinta-feira, 6 Outubro de 2011 as 8:02

Nenhuma mulher gosta quando se depara com suas unhas quebradas, mas isso não deve ser somente questão de estética. Unhas que sempre quebram podem ser sinal de algo mais grave. Se esse é o seu caso não se acostume, pois as unhas dizem muito sobre a nossa saúde.

Toda unha tem em sua composição algumas camadas de proteínas, com a quebra as camadas de proteína se separam deixando as unhas ainda mais enfraquecidas. Se elas se quebram com facilidade e com muita frequência é por que há algum desequilíbrio no seu organismo, seja em níveis hormonais, carência de alguma proteína ou mesmo por estresse.

Em geral isso acontece devido à espessura de cada unha, algumas são geneticamente mais finas, há algumas doenças que apresentam unhas quebradiças como um de seus sintomas, mas outros fatores que estão além da nossa herança genética podem contribuir para o enfraquecimento, dentre eles está à lavagem frequente das mãos, excesso de exposição ao sol, ou a produtos químicos.

Para evitar que suas unhas quebrem com tanta facilidade você pode tomar pequenos cuidados como: usar pouco sabão na hora de lavar as mãos, para lavar as mãos use sabonetes hidratantes, não deixe suas unhas por muito tempo na água, se tiver que ficar em contato com água utilize luvas.

Caso suas unhas sejam quebradiças procure tomar as medidas necessárias para fortificá-las. Você pode começar usando esmaltes fortificantes, ou mesmo cremes hidratantes para as unhas. Mas cuidado com o uso desses produtos, o ideal é que você use com moderação, para não ter um efeito avesso ao esperado. Ou mesmo se seu caso for carência em alguma em alimentos, seu problema pode ser resolvido com uma dieta que privilegie as proteínas que você necessita.

As pessoas que apresentam unhas quebradiças geralmente tem dificuldade em deixar que as unhas cresçam, pois quebram com muita facilidade, e apresentam descamação das unhas, deixando-as com um aspecto feio. Por isso cuide bem das suas unhas, para que elas estejam sempre com uma aparência bonita, causando uma impressão ainda melhor sobre você.

Por Larissa Lessa www.guiame.com.br

Com informações de Mulher Feliz  

veja também