Atenção especial a pele masculina

Atenção especial a pele masculina

Atualizado: Quarta-feira, 22 Junho de 2011 as 11:13

Como a pele é o maior órgão do nosso corpo, responsável pela defesa frente agressores externos, manter esta barreira protetora é uma missão de deve ser executada diariamente por todos os sexos. Limpeza e proteção são tão importante quanto escovar os dentes e tomar banho. O sol ataca indistintamente a pele masculina ou feminina e acaba com suas defesas naturais, facilitando a oxidação celular e a formação de radicais-livres. Os danos causados pela radiação UV, você já sabe, vão desde o envelhecimento precoce, até o câncer de pele. Portanto hidratante com filtro solar deve ser incorporado na rotina diária de cuidados da família toda, desde a infância.   Procure formulações   contendo extrato de Aloe vera, caroteno líquido, dióxido de titânio, p-METOXICINAMATO DE 2-ETILHEXILA, BENZOFENONA 3.

Cuidados diários para pele e cabelos masculinos   A limpeza é a etapa mais importante na rotina de cuidados da pele masculina, que deve ser higienizada pelo menos 2 vezes ao dia com um sabonete de pH próximo ao fisiológico, ligeiramente ácido. A seguir o ideal é aplicar uma loção tônica para finalizar a limpeza e reequilibrar o manto ácido. Depois a aplicação do hidratante com filtro solar, que pode ser uma formulação bem leve, como as emulsões e géis-creme.

Para os cabelos é fundamental adotar uma lavagem semanal com shampoo anti-caspa, intercalada as lavagens com shampoo para uso freqüente. Esta é uma forma de eliminar a oleosidade excessiva e evitar o ataque de microorganismo oportunistas.   Procure formulações   contendo extrato de alecrim, Piroctona olamina.   Quando os cabelos masculinos precisam de hidratação

Como os cabelos masculinos são, em geral, cortados mais freqüentemente, os fios mantêm suas propriedades naturais de maciez, brilho e maleabilidade mais intactas do que os cabelos femininos. Porém a ação do sol, vento, água da piscina ou mesmo tratamentos químicos, como a coloração, deixam os fios ressecados e pedem cuidado adicional. Semanalmente é bom adotar uma máscara capilar de hidratação intensiva, espalhando o produto sobre o cabelo limpo e úmido, deixando agir de 15-20 minutos e depois enxaguando bem.   Procure formulações   contendo queratina hidrolisada, ceramida 3, aminoácidos de trigo.

Pelas Barbas!

Existem barbas históricas, Cristo, D. Pedro II, Lincoln e até o Lula se dão bem assim e ficam a vida toda com o mesmo visual. Mas para muitos homens, que sofrem tremendamente com os pêlos faciais, o barbear é um verdadeiro ato trágico, com conseqüência dolorosas e nada estéticas: a pseudofoliculite, inflamação da pele causada pelo encurvamento do pêlo que cresce.

Uma das alternativas para minimizar o problema é controlar a velocidade de crescimento dos pêlos. Os dermatologistas prescrevem uma formulação contendo e eflornitina, que inibe a ação de uma enzima responsável pelo crescimento. Com isso há uma desaceleração na renovação dos pêlos e um período maior de tranqüilidade.

Na área cosmética já existem produtos com a mesma finalidade, contendo Extrato de Larrea tridentata, na forma de nanovesículas, que moderam o crescimento de novos pêlos, além de proporcionar ação antiinflamatória.

Quando o sofrimento é insuportável, o ideal é apelar para uma saída radical: a depilação definitiva. A técnica a laser é a mais indicada, com o uso do laser de diodo (Light Sheer), que possui um mecanismo para proteger a pele, fazendo com que o tratamento também possa ser feito em pessoas morenas e até mesmo em pessoas bronzeadas. Mas atenção, apenas pêlos escuros terão bons resultados!   Homem também tem ruga   A prevenção ainda é a melhor arma contra a formação de rugas e linhas de expressão precoces e só o tratamento diário com formulações nutritivas restabelece as funções cutâneas e proporciona maciez e luminosidade a pele.

Quando o estrago já está instalado, corra para as novidades cosméticas de última geração: substâncias que estimulam o preenchimento das rugas de dentro para fora da pele, melhorando muito o relevo cutâneo.

Procure formulações contendo extratos de alfafa, romã e da Alga marinha Padina pavonica e Fermentos filtrados, Cultura de Thermus termophilus.

Pega no meu pé?

Pé de homem sofre mais, pois permanecem fechados em sapatos durante o dia todo, a maior parte do ano, facilitando o ataque fúngico e ficando propensos a formação de micoses e outras deformações das unhas.

O cuidado diário exige higiene, com o uso de sabonetes anti-sépticos de pH fisiológico e um desodorante específico. Mas uma massagem caprichada, com um creme balsâmico, que alivia o cansaço e refresca, leva qualquer mortal aos céus.

Procure formulações contendo extratos de arnica e calêndula para aliviar o edema, óleos essenciais de menta e melaleuca para acabar com os fungos invasores e manteiga de karitée ou cupuaçu para amaciar.    

veja também