Aulas aeróbicas na piscina ganham força nas academias

Aulas aeróbicas na piscina ganham força nas academias

Atualizado: Terça-feira, 1 Junho de 2010 as 3:28

Uma modalidade que tem ganhado força nas academias é a prática de exercícios e até mesmo a adaptação de aulas aeróbicas debaixo d'agua. Jump, spinning, esteira e até pilates são realizados dentro da piscina. De olho nessa tendência, conversamos com dois personal trainers para saber se compensa mesmo dispensar as práticas tradicionais de aulas ao ar livre para investir nas realizadas dentro da água.

Um estudo da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) revelou que a resistência média oferecida pela água é 8 vezes maior que a do ar, ou seja, é muito mais difícil praticar exercício embaixo d'agua. Na teoria, pode até parecer também que o gasto calórico seja maior, mas na prática não funciona assim. Segundo Daniel Mussi, professor de educação física especialista em fitness aquático da Reebok Sports Club, o gasto calórico depende mais da intensidade com que os exercícios são feitos do que do meio em que é praticado. Quanto mais velocidade e amplitude do movimento, mais calorias serão perdidas.

Por outro lado, de acordo com o personal trainer José Alexandre Filho, o aumento da resistência do meio (no caso, a água) pode gerar um incremento da carga necessária para aumento da demanda energética e, consequentemente, aumento de calorias gastadas. Mas isso vai se potencializar com o esforço executado pelo corpo para realizar o exercício, já que há aumento da resistência, mas também, em contrapartida, diminuição da ação do peso corporal.

A vantagem, conforme afirmam os especialistas, é que a água é um agente massageador natural que ajuda no relaxamento e minimiza a ação do peso corporal durante a atividade. Além disso, os riscos de lesão diminuem muito por conta do baixo impacto. Há um tempo atrás, os exercícios na piscina eram super indicados para gestantes, pessoas com excesso de peso e problemas músculos esqueléticos por causa de todos esses benefícios. Mas como as atividades na água estão mais dinâmicas, podem ser feitas por qualquer pessoa já que também tonificam, enrijecem, aumentam a força e consciência corporal. Bora fazer um jump, spinning e pilates na piscina?

Por: Tamirys Collis

veja também