Azeite é eficaz em manter a umidade da pele

Azeite é eficaz em manter a umidade da pele

Atualizado: Quarta-feira, 17 Março de 2010 as 12

Já disponível na fórmula de diversos cosméticos, o azeite é capaz de formar uma espécie de filme sobre a epiderme, reduzindo a perda de água para o ambiente, por ser semelhante às substâncias produzidas pelas glândulas sebáceas.

O melhor dos produtos com azeite é que hidratam sem dar sensação de oleosidade. Mas, apesar de reconhecerem os benefícios, os especialistas fazem um alerta: o uso desses cosméticos deve ser muito criterioso.

Tais produtos são capazes de provocar cravos e espinhas em peles oleosas. Já quem tem a epiderme seca demais pode não ver tanto resultado, pois a sua atuação é mais superficial.

Quando o assunto é beleza, as propriedades do óleo de oliva não se restringem a nutrir a pele ressecada. A linha que a L’Occitane está lançando este mês nas suas dez lojas brasileiras reflete a versatilidade do azeite. Dela fazem parte desde hidratantes e cremes para banho até óleo para massagem, sabonetes e xampus. Entre os itens há também esfoliantes. Isso porque esse óleo auxilia na tarefa de retirar as células mortas da pele.

Enquanto a L'Occitane optou por criar produtos com fórmulas em que o azeite é a estrela principal, a inglesa Lush preferiu misturar esse típico ingrediente das terras mediterrâneas com outras substâncias. O óleo aparece como coadjuvante em cremes pós-barba, hidratantes, sabonetes, desodorantes e até em talcos.

Da Redação, com Agência Estado

veja também