Babados: aprenda como usar

Babados: aprenda como usar

Atualizado: Quinta-feira, 4 Agosto de 2011 as 10:03

As roupas da moda O tema romântico está no ar e, por isso, você terá babados para usar em todas as ocasiões! Peças como camisas, blusas, vestidos e saias vêm com diferentes versões do detalhe: discretos nas barras, pequenos nas blusas, acompanhando o decote de camisas ou enfeitando as mangas.

Regra das cores O ponto negativo desse elemento tão feminino é aumentar a silhueta. Para fugir de tal armadilha, use roupas escuras, como chumbo, marinho, vinho e preto. Atenção: o babado deve ser da mesma cor do tecido da peça, para uma produção visualmente uniforme.

Siga a proporção Você precisa coordenar o tamanho do corpo com o do babado, buscando manter suas formas ou até mesmo diminuí-las. "Para mulheres baixas, indico babados pequenos", ensina Marcele Goes, consultora de imagem. Mangas como babados grandes, por exemplo, ou peças com muitas camadas têm melhor caimento em pessoas altas.

Sem volume Um babado com caimento ideal deve ter franzido uniforme e simétrico. Esse franzido determina se a peça dará volume ao corpo ou não. "Quando é leve, em pequena quantidade, não arma nem cria tanto volume", explica Elizangela Gomes, da Escola de Moda Sigbol Fashion. Ele, na versão leve, é ideal para usar em regiões com gordurinhas a mais.

Tipos de tecido Outro fator que também influencia no volume que o babado adicionará ao corpo. Os panos fluidos, como musseline, renda ou tule, são mais finos e formam babados delicados. De outra parte, versões encorpadas, por mais que formem babados de camada única, criarão um volume maior que os tipos leves, mesmo que com duas camadas ou mais.    

veja também