Balé Clássico traz benefícios para corpo e mente

Balé Clássico traz benefícios para corpo e mente

Atualizado: Quarta-feira, 9 Fevereiro de 2011 as 9:34

Não se fala em outra coisa a não ser a estreia do filme Cisne Negro, que chegou aos cinemas brasileiros na última sexta-feira, 4 de fevereiro. Estrelado por nada mais que Natalie Portman, a atriz interpreta uma bailarina de destaque de uma cia de balé da cidade de Nova York. A atuação no filme rendeu a ela prêmio no Globo de Ouro e no Screen Actors Awards, além de ser a favorita ao Oscar de melhor atriz.

Já que o assunto da vez é o mundo artístico, resolvemos falar um pouquinho sobre as características principais da dança. Quando você pensa em uma bailarina o que vem à cabeça: leveza e suavidade? Nada disso! Engana-se quem pensa que o balé é um esporte para meninas delicadas e suaves. Não é nada fácil passar horas em atividades de condicionamento físico que busquem a perfeição dos movimentos.

Uma pesquisa feita pela Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, mostrou que, na comparação entre a natação e o balé clássico, a dança apresenta melhores resultados em sete de dez medidas de condicionamento físico. O estudo comparou o condicionamento e o desempenho de membros do Royal Ballet com o de nadadores da seleção olímpica britânica.

Pois é, horas e horas de ensaio, dores por todo o corpo, disciplina, concentração e principalmente, dedicação. Essas são algumas das características dessa arte que têm encantado a todos com a estréia do novo filme.

Por trabalhar todos os músculos do corpo, o exercício faz com que a musculatura fique rígida, sem nenhuma gordurinha fora do lugar. Afinal, todas as áreas são trabalhadas em conjunto: pernas, abdome, braços, costas, glúteos. Tanto esforço e dedicação, fazem do balé um dos esportes mais estruturados e bem trabalhados.

Mas não para por aí não, além de executar os passos e manter a técnica, a bailarina precisa contar a história daquilo que está dançando através de seus movimentos e sua simetria, quase que perfeita. Essa arte consiste em três elementos principais: técnica, música e atuação. A dança permite que os bailarinos se expressem artisticamente, e essa experiência pode ser passada para aspectos como: disciplina da mente e do corpo, postura, controle, conhecimento e habilidade corporal, coordenação motora e equilíbrio.

veja também