Banho relaxante: experimente!

Banho relaxante: experimente!

Atualizado: Quarta-feira, 23 Março de 2011 as 10:33

Hábito bom, hábito de índio que conquistou os portugueses e chegou até nós. Se para algumas culturas ainda é estranho tomar banho todo dia, para nós do sul do Equador, além de religioso, é uma verdadeira terapia diária. Água quente, cheiros suaves, massagens delicadas... É tudo o que você merece após um dia desgastante.

Água morna, cheiros cítricos e massagens vigorosas... Uma forma deliciosa para começar o dia bem disposto. A seguir, você confere dicas especiais para tornar estes momentos ainda mais gostosos e ter um spa em casa.   Early start  

Coloque o relógio para despertar meia horinha antes, assim vai dar tempo de você fazer tudo sem correria e com mais prazer. 

Bom dia ao corpo  

Ainda na cama, dê boas espreguiçadas. Alongue-se bem. Depois sentada, gire sua cabeça de um lado para o outro suavemente. Estique suas pernas, seus pés, suas mãos, seus pulsos. Na verdade, a ideia é prestar atenção no seu corpo e fazer movimentos que lhe pareçam naturais. 

Estômago vazio  

Deixe para tomar o café depois do banho. Não é besteira a história de que pode fazer mal tomar banho depois de comer, afinal o sangue precisa ficar concentrado no estômago para facilitar a digestão. 

Quem canta, seus males espanta  

Ligue seu rádio, mas nada de ouvir os noticiários matinais: deixe o jornal para depois do café. Coloque uma música, de preferência animada, que você saiba a letra para, quem sabe, soltar a voz no chuveiro. 

Temperatura ideal  

Lembre-se de dosar o calor do chuveiro de acordo com a temperatura ambiente – assim: dias de calor, água mais fria; inverno, água mais quente. Segundo os especialistas, a temperatura da água certa já funciona como uma terapia. 

Ervas aromáticas  

Utilize ervas aromáticas no seu banho. Prefira os aromas cítricos, mais estimulantes. Algumas boas sugestões de como utilizar estas ervas:

Cedro • Sândalo • Pau-rosa • Petit grain • Alecrim • Tangerina • Capim-limão

Você pode fazer uma infusão com plantas. O preparo é parecido com o do chá: ferva água (cerca de 1 litro), coloque a erva escolhida (cerca de 40g) e deixe tampada a mistura por cerca de 15 minutos. Depois é só coar e colocar na banheira ou jogar diretamente no corpo pouco antes de desligar o chuveiro.

Receitas: banhos de banheira e esfoliação natural  

Tem banheira em casa? Então, aproveite essas duas receitas de banhos relaxantes elaboradas pela fisioterapeuta Yuri Gondo, do espaço Mizuki. Basta acrescentar as gotas à água e se deliciar com o resultado. 

Banho tranquilizante 1 colher de sopa de óleo vegetal (de amêndoa doce ou semente de uva)10 gotas de óleo essencial de laranja10 gotas de óleo essencial de palmarosa10 gotas de óleo essencial de lavanda10 gotas de óleo essencial de cedro  Banho especial para o inverno 1 colher de sopa de óleo vegetal (de amêndoa doce ou semente de uva)10 gotas de óleo essencial de manjericão10 gotas de óleo essencial de lemongrass10 gotas de óleo essencial de gengibre

veja também