Batom degradê é a cara do verão

Batom degradê é a cara do verão

Atualizado: Sexta-feira, 18 Novembro de 2011 as 1:34

Os tons abertos como laranja e amarelo foram destaque nos desfiles de verão da Fashion Rio 2012. Na próxima estação, tanto as roupas quanto as maquiagens serão bem coloridas e alegres. No rosto, a graça fica por conta dos batons, com tons cada vez mais abertos e com pequenos truques que fazem toda a diferença. Um deles é o efeito degradê, também chamou a atenção durante o desfile da Melk ZDa.

O look criado pelo maquiador da marca, Paulo Filatier, abusou da boca bem marcada com um ponto de sombra seca amarela no centro dos lábios para fazer uma textura craquelada degradê, mas o resultado pode ser alcançado de diversas formas. 

Quer aprender? Chloé Gaya, maquiadora do Jacques Janine, ensina o passo a passo de como copiar o make up e ainda conta com o que combina esse tipo de produção. ?Como tudo que se lança na moda e vira tendência é preciso adaptar ao seu estilo e a ocasião. O efeito degradê é lindo, principalmente para fotos e produções, mas também pode ser usado fora das passarelas?, acredita. 

Degradê vermelho e laranja O efeito degradê pode ser feito tanto com um batom e uma sombra, um batom e um lápis de boca, ou dois lápis de boca. Veja o passo a passo:

Passo 1 - Faça o contorno do lábio com a cor de fundo do degradê (vermelho). Passo 2 - Preencha os cantos dos lábios (superior e inferior) com a cor de fundo (vermelho). Passo 3 - Escolha o tom mais claro do degradê (laranja) e espalhe com o dedo no centro da boca, tanto no lábio superior como inferior, com pequenas batidinhas. Passo 4 - Para finalizar, retoque o tom de vermelho para que o acabamento fique perfeito. 

Para quem tem medo de ousar, Chloé, indica um tom levemente rosado mais escuro no centro da boca que vai esfumando para os cantos. ?É um look perfeito para o dia a dia?, afirma. Para se criar esse efeito degradê também pode ser interessante mesclar tonalidades da mesma cor (dois tons de rosa ou dois tons de laranja). Detalhe: a cor usada no centro da boca pode ser tanto clara como escura. 

Combinar o look com essa boca é fácil, o importante como diz Chloé é manter uma harmonia com a maquiagem. ?Um olho esfumaçado ou só com um traço de delineador fica incrível?, fala. Mas não se esqueça, para fazer essa boca é fundamental hidratar os lábios. 

Efeito ainda dá o ar ?bocão? Essa pode ser a chance de quem sempre quis ter os lábios de Angelina Jolie de conseguir o bocão incorporando o truque ao batom, já que esse efeito pode ser usado para aumentar os lábios pequenos. ?É uma releitura dos batons coloridos que já estão em alta há um tempo e agora ganham novos truques?, ressalta a maquiadora.

veja também