Beleza de A a Z

Beleza de A a Z

Atualizado: Quinta-feira, 21 Outubro de 2010 as 11:12

Informação sobre beleza nunca é demais. Que mulher não adora descobrir aquela dica infalível para contornar o olho com rímel sem borrar, a nova coleção de esmaltes que é um arraso, a técnica milenar de acupuntura que ajuda a emagrecer, o que fazer para driblar o estresse, dar brilho aos cabelos?

Do infinito de novidades que surge a cada estação, selecionamos um alfabeto inteiro para você se fazer - e se sentir! - bonita, feliz e saudável. Claro, e arrancar suspiros por aí!

A - AGULHAS QUE EMAGRECEM - A acupuntura (corporal e auricular) ajuda a emagrecer reduzindo a vontade de comer, diminuindo o inchaço e controlando a ansiedade. A técnica consiste em colocar agulhas em pontos específicos do corpo e da orelha para restabelecer o equilíbrio e o funcionamento adequado do organismo. "Com estímulos adequados em pontos do corpo e da orelha conseguimos regular o apetite, controlar a compulsão alimentar, reduzir a ansiedade, melhorar o sono e o funcionamento do intestino do paciente. Para um tratamento eficaz é importante trabalhar com os aspectos físicos e emocionais do paciente", explica a Dra. Daniele Veiga, Fisioterapeuta e Acupunturista.

B - BRONZEAMENTO – O verão está chegando e a hora de se bronzear também. Antes de tudo passe protetor solar. Os horários para tomar sol indicados pelos dermatologistas são entre 8h e 10h da manhã e das 16h às 18h, quando o Sol está mais brando. Alimentos (principalmente frutas, legumes e verduras) que colaboram para a manutenção do bronzeado são os que contêm pigmentos e substâncias precursoras da melanina, como a cenoura, a beterraba, a couve e o brócolis. Para quem não quer tomar sol, há cosméticos que prometem um autobronzeamento como o Best Bronze Spray, da Best Bronze, e o Nívea Sun Touch Spray.

C – Cachos - Os cabelos cacheados são tendência para o verão. Para deixar suas ondas e cachos se destacarem use e abuse dos mousses, pomadas e modeladores de cachos, eles possuem silicone que dão brilho e diminuem o frizz. Para garantir a higienização dos fios e evitar o acúmulo de finalizadores, o ideal é lavar os cabelos e passar os produtos a cada três dias.

D - Depilação – Os dias de calor vêm aí e, com eles, a hora de exibir as pernas e axilas. Saiba que: o melhor método de depilação para peles secas são as ceras quentes. É o método menos dolorido, pois dilata os poros dando a sensação de menos dor. Além do mais, dura em torno de 15 dias. Para a pele sensível, a técnica de depilação da DepiRoll, Meire Carmo, indica cremes e loções depilatórias com extratos em sua composição que, além de remover os pelos, hidratam a pele e têm ação anti-inflamatória, como o aloe vera, a camomila, a calêndula, a alfazema e a rosa.

E - ESCOVA DE BRILHO - A escova de brilho é indicada para todos os tipos de cabelos que estão ressecados pelo efeito do sol, mar e piscina ou com muita química. Segundo a cabeleireira e diretora técnica da Mac Paul Cosméticos, Rosana leite, é um processo de hidratação profunda. Sela as escamas dos fios, devolve a luminosidade que ele perde com agressões químicas e térmicas, e restaura as pontas duplas, eliminando o aspecto arrepiado e opaco dos cabelos.

F - FILTRO SOLAR - Use Filtro Solar! Pode até parecer conversa de dermatologista, mas aplicar protetor solar todo dia no rosto é o primeiro passo para garantir uma pele bonita, livre de rugas e manchas. Já está comprovado cientificamente a eficácia do uso diariamente. Para evitar doenças e pele manchada, use um bom filtro solar e protetores físicos como chapéus e roupas com tecidos que ajudam a "filtrar" os raios ultravioleta. "As mulheres mais morenas podem usar FPS de 15 a 30. As mais claras a partir de 30 FPS. Sem esquecer o PPD (fator de proteção UVA) que deve ser acima de 10", completa a dermatologista Marcella Delcourt.

G - GINÁSTICA LOCALIZADA – Excelente forma de definir o corpo, a ginástica localizada é feita com séries de exercícios que priorizam cada segmento muscular ou articular, trabalhando – como o nome diz – de forma local. Para a queima de gordura, o indicado é aliar exercícios localizados com aeróbicos. A ginástica localizada permite um gasto energético de aproximadamente 300 calorias por hora.

H - HIDRATAÇÃO – É a palavra-chave para manter pele e cabelos bonitos. Para garantir a umidade e maciez da pele, use cremes específicos para seu tipo de pele de dia e de noite. Nos cabelos, máscaras de hidratação garantem brilho e maciez aos fios. Mas a ingestão de água é fundamental no processo de hidratação do corpo inteiro, protegendo a pele de dentro pra fora. O ideal é beber cerca de dois litros por dia.

I - ILUMINADA - Quem tem cabelos loiros coloridos sabe como é difícil manter a cor sempre linda, uniforme e fios macios e brilhosos. Segundo a Hair Stylist Dayse Anraku é extremamente importante hidratar os cabelos coloridos e verificar, com a ajuda de um profissional, métodos para 'iluminar'. Dayse dá as dicas: Com a ajuda de um profissional, use um shampoo tonalizante ou uma coloração em creme, use shampoo específicos para cabelos loiros, não use em excesso condicionadores, cremes e silicones, pois contribuem para a perda de iluminação do cabelo. Sempre que possível enxágue os cabelos na água um pouco mais fria, pois ativa o brilho dos fios.

J - JANTAR – Engana-se quem pensa que deixar de jantar ajuda a emagrecer. Para o metalismo acelerar é preciso comer de três em três horas e consumir alimentos à noite sim. Para nos alimentarmos de forma correta e não comprometermos a digestão noturna e, consequentemente, o sono, o ideal é evitar grandes quantidades de alimentos e dar preferência a refeições mais leves como sopas, saladas ou lanches.

L – LIMPEZA DE PELE – Pela manhã é necessário higienizar a pele a fim de remover a oleosidade e sujeiras. À noite é preciso demaquilar o rosto, limpando-o profundamente e retirando resíduos de maquiagem e dos produtos aplicados durante o dia. Mas para deixar a pele limpa e bem cuidada, o uso diário da loção tônica é fundamental. O produto deve ser aplicado após o uso do demaquilante e da higienização feita com sabonetes próprios para o rosto. Segundo a Farmacêutica Especialista em Cosmetologia da Adcos, Karoline Pellacani Gonçalves da Silva, a tonificação regula o pH da pele e complementa a higiene. Deve ser realizada nos dois horários para regular o pH da pele (grau de acidez) e complementar a higiene. Além disso, é essencial hidratar e usar fotoproteção diariamente, e esfoliar a pele, para remover as células mortas e afiná-la, pelo menos, duas vezes por semana.

M – MAKE UP - A maquiadora Ângela Lima, da Kreati-make up, ensina: "O pó compacto elimina os pontos de brilho no rosto, tem a função de dar um acabamento matte na pele, além de manter por mais tempo a maquiagem". Lembre-se: o pó compacto é apenas usado para retocar a maquiagem durante o dia, não substitui o pó facial (que se passa depois da base) na sequência de maquiagem. A consultora oficial da DA FRUTA Cosméticos, Keyla Martins, dá a dica para o verão:: a moda será a maquiagem flúor e natural. As cores da estação do calor são: rosa (pink), laranja, roxo, dourado, metalizados, bronze, marrom e azul.

N - NUTRICOSMÉTICOS - Novidade no Brasil, eles surgiram na Europa há cinco anos. Possuem o conceito de beleza de dentro para fora (in to out care). A idéia é simples: você toma cápsulas com princípios ativos especiais que previnem o envelhecimento da pele, combatem rugas, previnem a queda capilar e fortalecem unhas. Aceitos por médicos endocrinologistas e nutricionistas, os nutricosméticos se apresentam em pós, líquidos ou cápsulas. São alimentos, não medicamentos, cujas substâncias são potencializadas pela alta tecnologia dos laboratórios. Marcas que já estão se destacando no mercado brasileiro, são elas: Innéov, Nutricé, Nutrilatina, Racco, Imedeen e Biomarine. >

O - OLEOSIDADE DOS CABELOS - Uma terapia natural vem fazendo a cabeça de quem tem problemas no couro cabeludo. Trata-se de um tratamento à base de argila verde, muito eficaz nos casos de oleosidade, caspa e seborréia. "A argila é um produto natural, sem química, rico em zinco, cálcio, ferro, magnésio, sílica e sódio, que em contato com o couro cabeludo elimina as impurezas e células mortas promovendo uma limpeza profunda e ativando a circulação", explicaa a cabeleireira Hélida Casanova, do salão de beleza Planet Hair.

P - PEDICURE – Além de ter que aguentar o peso do corpo durante o dia, os pés são a parte do corpo preferida para muitos homens (ula-lá!). Eles devem ser tratados de 15 em 15 dias com direito a tirar cutículas, lixar, esfoliar e por que não com uma massagem? Não se esqueça de ir à pedicure ou podóloga e levar seu próprio kit com alicate, espátula, lixas, evitando a contaminação por micoses, Hepatite B e outras doenças. Em dias de cansaço, uma boa dica é fazerr um escalda-pés com água morna e sais de banho.

Q - QUERATINA – A queratina proporciona aos fios do cabelo reequilíbrio do teor de água e distribuição das cargas elétricas. É essencial para tratar os cabelos danificados que passaram por processos químicos como coloração, alisamento ou descoloração, pois os agentes envolvidos nesses processos retiram uma parte da água dos fios. Na hora de comprar produtos para cabelos modificados por química, dê preferência aos que possuem essa substância. >

R - REVITALIZAÇÃO - Com um mix de esfoliação e massagem você pode dar brilho à pele, melhorar a circulação sanguínea e a oxigenação celular. A dermatologista Eliandre Costa Palermo dá uma receita caseira fácil e eficiente: 2 colheres (sopa) de mel (se estiver açucarado, amornar no microondas), 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo, 1 colher (sopa) de aveia em flocos finos, 2 colheres (sopa) de iogurte natural. Misture os ingredientes e pronto. Basta esfoliar suavementee e enxaguar. E ainda: você pode trocar o iogurte por mamão amassado, já que a papaína tem ação esfoliante. Em peles muito secas, pode-se colocar o abacate no lugar do iogurte para agregar uma ação emoliente pelos óleos naturais da fruta.

S – SORRISO – Quer um sorriso branquinho? Existem dois tipos comuns de clareamento dentário: o feito em casa pelo próprio paciente ou o realizado no consultório pelo dentista. No caseiro, um molde de silicone é acoplado à arcada com um gel clareador à base de peróxido de carbamida. O indicado é tratar à noite, ao dormir, quando o fluxo salivar é menor. No clareamento em consultório é feito um isolamento dos dentes antes da aplicação do gel à base de peróxidoo de hidrogênio para não haver danos à gengiva. Com alta concentração dos agentes clareadores na fórmula, esta prática pode causar maior sensibilidade nos dentes. A vantagem: "Cada sessão no consultório equivale a uma semana da técnica feita em casa. Normalmente, duas ou três sessões são suficientes para clarear os dentes", afirma o dentista Guilherme Koerich.

T - TURBINADA – Se o homem brasileiro gosta de bumbum, as mulheres preferem seios fartos. Em 2009, o número de cirurgias de implantes ou próteses mamária subiu para 143 mil. Destas, a cirurgia de mama de caráter estético atingiu a marca de 91%, enquanto as reparadoras corresponderam a 9%.

U - UMEDEÇA OS FIOS - Para deixar os cabelos ressecados com aspecto saudável, umedeça-os. Como? Não é necessário lavar todo dia, a não ser que o cabelo tenha raiz oleosa. Use leave-in, cremes para pentear e máscaras "sem enxágue" e com filtro solar. Fazer banhos de creme a cada 15 dias é fundamental para a hidratação.

V - VARIZES – O angiologista e cirurgião vascular Eduardo Fávero, do Rio de Janeiro aconselha: para evitar o aparecimento de varizes, há que se manter o peso corporal ideal, praticar atividades aeróbicas regulares, não fumar e evitar o uso de hormônios, com os contidos nas pílulas anticoncepcionais. Atividades profissionais que obrigam a permanência em pé precipitam o desenvolvimento dos vasos em quem já tem uma tendência genética. No caso das microvarizes,, o tratamento é estético e se chama escleroterapia. A versão química é a mais usada: injeta-se, com agulhas muito finas, substâncias agressivas à parede interna do vaso promovendo-se um processo inflamatório que culminará com fibrose e fechamento ao fluxo de sangue. "Ao contrário do que pensa a maioria, ele é muito pouco doloroso e não necessita de anestesia", ratitica Fávero.

X - XÔ, PREGUIÇA! – Levante do sofá e mexa-se. Comece com meia hora diária de exercícios físicos, faça uma caminhada, ande de bicicleta, dance, corra, nade. O importante é tomar gosto e ir avançado aos poucos até chegar a uma hora de exercícios por dia. Mesmo dentro de casa é possível encontrar formas de sair do sedentarismo. "Dá para montar um programa de atividades físicas considerando serviços de limpeza e manutenção da casa. Se uma pessoa mora em umm sobrado pode aproveitar as escadas e fazer uma planilha de modo a subir e descer algumas vezes por dia a escada. Ela está em um programa de step. Essa programação deve respeitar o princípio da sobrecarga de qualquer programa de exercícios, para que configure um treinamento", diz o Dr. Mauro Vaisberg, mestre em Imunologia e especialista em Medicina Esportiva.

Y- YOGA – A prática diária do yoga acalma o sistema nervoso, reduz a pressão arterial, diminui o estresse, melhora a coordenação, a flexibilidade, a concentração, o sono e a digestão. Precisa de mais motivos para começar?

Z- ZEN - Faça uma meditação pelo menos uma vez por dia. Ao acordar ou antes de dormir. Reserve 15 minutos para você se encontrar consigo mesma. De olhos fechados, sentada ou deitada, pensamentos positivos com respirações profundas ajudam a manter o equilíbrio para enfrentar o dia ou ter uma boa noite de sono. Há quem faça a prática no meio da natureza, em um canto da casa, na banheira, experimente e encontre seu jeito de meditar. E relaxar.

veja também